Resenha de Os lares de Laura de Viviane Santiago

Uma trama sobre o desejo mais humano de todos:o pertencimento.

"Foi Dona Marta quem me encontrou na calçada, espremida dentro da cesta. Compadeceu-se e levou-me para sua casa. Deu o que comer, o que vestir e onde dormir. E nada mais. Nunca me afagou a cabeça, os braços, ou qualquer outro lugar em mim, mas me criou. Feito seu bicho de estimação, mas sem nenhuma estima. Não criou como se faz a um cão ou a um gato, e sim como quem abriga um abutre que, com seu mau cheiro, empesteia todo o ar."


O senso de pertencimento é sempre lembrado quando pensamos em ambientes específicos, como a escola e também o trabalho.Mas pertencer vai muito além do ambiente profissional.
Em uma sociedade, todo indivíduo quer ser aceito e incluído.É uma necessidade humana básica que precisa ser saciada.Se uma pessoa não se sente incluída em um ambiente, ela se retrai.
Laura foi abandonada por sua mãe biológica,e adotada ainda bebê.E o que poderia ser um motivo de felicidade, logo mostra o papel de Laura assumirá na vida dessa "mãe adotiva:a exploração. 
Laura foi adotada tão somente para ser explorada,tanto por seu trabalho doméstico quanto seviciada sexualmente, para os olhares libidinosos dos parceiros sexuais de Dona Marta.
Finalmente Laura vai para a escola, sob ameaça de ser entregue ao Conselho Tutelar, e é quando a menina se dá conta da imensidão do seu abandono.
 Há sim, outras crianças igualmente abandonadas naquele ambiente, tal como a Carol ( humilhada por preconceito racial) e Raimundo,( obeso e Ruivo).Laura, além de não ter mãe, ainda possui os pés deformados, tal como o Curupira, lenda do folclore brasileiro.Curupira é o nome de um personagem do folclore brasileiro que surgiu entre os povos indígenas. Essa lenda fala de um ser mítico protetor da floresta que se voltava contra aqueles que entravam na floresta para derrubar árvores ou caçar animais. É uma das lendas mais antigas do nosso folclore.


É quando a autora chama a atenção da formação que pais e demais educadores sociais tem na formação do preconceito infantil:
"Todos os dias, xingamentos diferentes. A criatividade projetada na mente infantil para a crueldade é descomunal.As piadas e as palavras de ofensas pareciam não ter fim, e quando tinha, alguém criava uma palavra nova. Isso mesmo, eles patenteavam novos signos de humilhações."
Embora pareça fácil traçarmos uma leitura misógina da trama, a autora Viviane Santiago traz muitos assuntos à tona, para além da valorização do papel feminino e os comportamentos masculinos violentos.Até porque ela deixa claro que há pessoas boas e também ruins na vida de Laura,de ambos os sexos.

Entretanto, a trama deixa claro que sim, há uma certa "aversão" ao papel feminino na sociedade. As crianças introjetam tais preconceitos e devolvem para homens e mulheres igualmente, independente de sexo.Seria irônico,se não fosse trágico,dizer que as crianças, principalmente as mais novas, são preconceituosas democraticamente, criando como alvos tanto homens quanto mulheres.

      Laura é uma mulher  carente de amor desde a mais tenra idade. Um ser humano precisa muito mais que comida e um lugar para dormir.

 "a rua é cheia de gente assim, que pode até ser boa por dentro, mas eu nunca soube olhar uma pessoa do avesso."

 Uma trilha sonora que embalou a trama

Embora essa música não esteja oficialmente na trama como uma possível playlist, acredito que essa música nacional seria um perfeito tema musical para Laura e seus anseios. 
     Comida-Titãs, ouça abaixo:



    Laura encontra seu segundo lar pelas mãos de Dona Irene que evita que a menina apanhe de uns garotas malvados da rua que gostam de vê-la correr só para descobrir como fica a marca de passo de uma pessoa que corre pra frente com os pés virados para trás. 

    O segundo lar de Laura tem outras pessoas nele: Dona Irene, Caramelo- o menino Marcelo com olhos castanhos tão clarinhos , daí seu apelido e Tina, a filha biológica de seu Tavares.Logo mais chega a Ana também e todos ficam morando no porão do armazém, com a promessa de que se ela for uma boa menina,será também adotada, assim como foi com Aninha, que deixou oporão e foi viver na casa grande.

    Os Lares de Laura de Viviane Santiago é um livro de formação, pois traz a narrativa da personagem Laura, desde seu nascimento marcada pelo abandono e o desejo de encontrar um pouso amoroso, até a maturidade .

      Porém, Laura não olha para si mesma e não se sente capaz de inspirar amor. A depressão é uma doença que cresce assustadoramente no mundo e requer que sempre estejamos atentos para perceber sintomas em nós mesmos e naqueles que amamos. E se percebemos tais sintomas-sintomas que se mostram presentes por toda a trama de forma sutil-, é importante procurar ajuda especializada.

     O livro traz um enredo forte, que requer um olhar atento para as nuances da trama, e me deixou uma importante mensagem nas entrelinhas: ainda que o mundo possa não nos acolher, sejamos nós mesmos essa força acolhedora. 

   Amei a leitura e vou guardar comigo com carinho essa trama na memória, assim como a mensagem que tocou meu coração.

   ❤❤❤

Essa foi a resenha de hoje. Espero que tenham gostado; em breve mais resenhas de livros incríveis, confira!

Michelle Louise Paranhos

Comentários

Postagens mais visitadas