{Resenha}O abissal de Eliza Edgar

 

Último livro da trilogia Resto de Vida, O abissal  reserva fortes emoções e um fechamento digno de nota para esse drama familiar noir criado pela mente criativa de Eliza Edgar. Vamos conhecê-lo?



Título: O abissal -Volume 3 da Trilogia Resto de Vida.

Autora : Eliza Edgar

Número de páginas: 620

link:https://www.amazon.com.br/Resto-Vida-Abissal-Eliza-Edgar-ebook/dp/B08128NB8Z

Sinopse: 

"Voltei-me aos cadernos e às gravações dos relatos da minha mãe; ela era boa em manipular datas e recontar eventos. Era bem possível que Jean estivesse com a versão verdadeira dos fatos: seria o motivo de terem ocultado a história de mim. Flora, com certeza, fora doutrinada com a versão dos meus pais, repugnando minhas dúvidas. Sami, pelo visto, também abraçava a versão Ramos Cerveiro, mas eu não conseguia entender o porquê; era bem possível que a obscura água abissal a tivesse cegado e feito despojar-se de toda afeição natural pelo pai, fazendo-a abraçar inquestionavelmente qualquer vírgula que saísse da boca do meu irmão.Ou ela teria sido enfeitiçada pelo poder da bruxa Lucy Ramos?"
Mergulhe no último ato da intensa saga familiar Resto de Vida.
Benjamim, vivenciando seu sonho de ser maestro e desfrutando sua família e o amor de Lucy, finalmente parece ter alcançado um tranquilo felizes para sempre. Mas, durante uma festa de família, a presença inusitada de Jean traz à tona assuntos tidos como encerrados, reabrindo feridas que nunca foram curadas e conduzindo todos a um final perturbador e surpreendente.

O Abissal é o terceiro livro da trilogia Resto de Vida, que conta a história de quatro gerações das famílias Ramos, Cerveiro e Graciliano. Numa narrativa não linear, você acompanhará o conturbado e maravilhoso dia a dia de pessoas com problemas tão reais quanto os seus.

ATENÇÃO: O livro lida com temas sensíveis, como pedofilia, suicídio e morte de crianças.


Abissal.Qual o significado de abissal? No dicionário há alguns significados  disponíveis: Leito oceânico profundo e seus ambientes;Enorme, profundo; Relativo  ao abismo; e, por fim, em sentido figurado, misterioso. 

Qual o sentido do título do último livro da Trilogia Resto de Vida?

Sendo bem sincera com vocês, essa foi a resenha mais complexa que escrevi até aqui, pois que é quase impossível não entregar spoliers ou, ao contrário, falar de menos e amenizar o profundo impacto que esse livro me despertou.

A primeira grande surpresa está na identidade do narrador do livro.

 Presente nos outros volumes também, os recortes na trama, as digressões e flashbacks mostram que é um narrador personagem, mas não temos consciência de quem ele é até o último instante.

Mais que um narrador, Guto é o único integrante da família que não é músico ou mesmo artista que usa a música como pano de fundo, tal como a Aurora e o seu desejo de ser bailarina.

Porém, ainda assim ele  segue os passos do pai musicista  e se torna o maestro que verdadeiramente conduz o olhar do leitor, regendo essa "orquestra afetiva"cujos músicos são os membros e agregados dessa grande família.

Último filho nascido Ramos Cerveiro, sua estreia nesse mundo é cercado de muita dor, mistérios e uma tragédia: ainda criança, o menino cai da escada do casarão e se torna cadeirante.

Agora, já um adulto de 20 anos, ele toma para si a incumbência de  registrar cada momento dessa grande família e seus agregados, os vivos e os mortos,  um registro por escrito como a  foto de família na sala onde todos estão ali , ainda que um de seus membros  tenha sido adicionado digitalmente e o outro , apesar de sua honra ter sido enfim reabilitada, nem por isso retomou seu lugar de direito na foto da família.

Família essa que foi marcada por tragédias desde a origem. 

A avó , Estela, é vítima e algoz; vítima de uma marido perverso, que comanda uma rede criminosa, se vê presa nessa teia de podridão e com ela arrasta seu filho Benjamin, o que , por sua vez,cria  ecos na personalidade codependente do filho , que se relaciona com uma mulher problemática como Lucy, repleta de traumas (também ela sofreu o abandono físico e afetivo na infância) e ambos se colocaram em uma "bolha  paixão" onde não sobrou espaço para os filhos, muito menos para Guto e todo o peso que o nascimento dele traz ao casal.

Todo o lodo em O abissal é revolvido e agora são os filhos adultos de Lucy e Benjamin que vivem os dramas iniciados por seus pais.

Uma coisa que achei interessante é  Guto , embora observador, se mostra capaz de olhar com alguma isenção; assuntos complexos são debatidos na trama com pinceladas vigorosas porém sutis, sem carregar demais nos assuntos, dando a eles o peso que realmente têm na vida "real" , tais  como o dismorfismo corporal de Samantha (filha de Jean), que se enxerga gorda desproporcionalmente, assim como o preconceito contra a homossexualidade de Marcelo e Daniel; a hipocrisia religiosa presente em Conrado ( que em dado momento é flagrado numa transmissão de sexo virtual, sendo que tanto a "cam girl"quanto o cliente se reconhecem). A própria condição de Guto como cadeirante, as dificuldades de locomoção; O sexo como perversão em Lucy; a carência extrema de Benjamin....

Maré vermelha

A acelerada reprodução e aglomeração das algas ( Leia-se Lucy e Benjamin...) com proporcional extenuação (morte) das mesmas, desencadeiam um efeito catastrófico na fauna aquática local, liberando substâncias tóxicas em alta concentração, capaz de envenenar a água e os organismos ali viventes, por exemplo, a morte em larga escala de peixes e moluscos. Em geral, os organismos filtradores ( vulgo, filhos) são os mais atingidos. Esse é, em resumo, o "fenômeno Maré Vermelha".

Aliás, o único momento que a isenção emocional de Guto falha é quando ele precisa demonstrar compreensão por  Lucy; é então quando se percebe a relação distante de mãe e filho, uma falta de vínculo, até uma raiva muito mal disfarçada. Já com relação a Benjamin, Guto é tolerante e ama o pai, apesar de enxergar nele as falhas cabíveis...Porque não se enganem, o amor  que cresce desmedido desse casal é um "amor tóxico", tão prejudicial quanto a maré vermelha.

O erotismo

Outra questão fortemente trabalhada na trama pela autora é como, em um momento social  onde o erotismo tomou vulto, em especial na literatura, é fácil se esquecer que o sexo é uma força poderosa, um " jogo de adultos" cujas regras precisam ser claras entre parceiros para que um deles não saia machucado. 

Toda a trama de Abissal é contaminada por essa rede de pedofilia iniciada lá atrás, antes do nascimento de Benjamin e mesmo Lucy, por adultos que acham que podem usufruir como aprouverem do próprio corpo e de outras pessoas desde que paguem e de pessoas comuns que pagavam e ainda pagam por esse vício sem se darem conta do comércio criminoso que ajudam a manter; ou, o  que é pior, sem se importarem desde que satisfaçam seus apetites sexuais.

E prevejo que a rede criminosa comandada por Estela continuará, agora como uma nova "senhora" no comando, e assim o ciclo vicioso tenderá a se repetir, infelizmente.

O abissal é um livro que vai mexer com suas estruturas e, como disse na abertura dessa resenha, um final digno para uma trilogia que ficará para sempre na minha memória.

❤❤❤

Comente se já leu esse livro e sua opinião sobre o post... e até a próxima!

Michelle Louise Paranhos



Comentários

  1. Tô sem ar, sem voz, sem conseguir me expressar ❤️❤️❤️😭😭😭 Você conseguiu extrair muito sem dar grandes spoilers (🤭). Muito obrigada pela leitura e pelas suas percepções, é uma grande honra estar aqui no Entrelinhas 😍😍😍

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas