Escrever,escrever e escrever um pouco mais...Meu primeiro romance

Agora que o livro atingiu as primeiras dez páginas digitadas no Word,posso considerar que realmente estou escrevendo meu primeiro livro!.
Não é uma autobiografia,nem mesmo um romance,porque nem tudo o que é descrito ali aconteceu de fato,mas nem tudo é ficção.Outras histórias aconteceram,mais devidamente romanceadas,com nomes trocados e situações  marcantes foram criadas,enquanto outras foram relatas exatamente como ocorreram;
Tenho estudado muito e percebo o que de fato querem dizer quando falam sobre a Arte da Escrita.Não é simples não!
Tem que criar um resumo dos personagens,e definir características pessoais,físicas e mentais,com respectivos defeitos e qualidades.Imaginem a dificuldade de fazer isso para vários personagens,principalmente fazer uma auto análise e definir seus defeitos e qualidades,com um olhar crítico,como se fosse uma terceira pessoa.
Escolher que assuntos narrar e de que forma,também não é simples,tendo em vista que o pode parecer simples para você pode parecer complexo para o leitor-e vice-versa..Seu futuro leitor-é a atenção dele que você quer despertar,e torná-lo de certa forma um expectador cúmplice de uma parte de sua vida,e de você!E ninguém  torna-se cúmplice impunemente,o leitor precisa identificar-se com suas aventuras e desventuras também..Fora que você viveu aquilo que escreve,mas tem que passar veracidade para quem não lhe conhece,e explicar seus sentimentos ,além dos fatos em si.Guardando o devido cuidado de não incorrer em invasão de privacidade alheia-afinal ninguém viveu sem encontrar outras pessoas em sua vida,mas a sua visão dos fatos para a narrativa de determinado acontecimento é só sua,pode não ser a mesma que as delas.Além disso,elas podem não querer lembrar...da situação ou de você!rsrsrs
Tenho dividido meu tempo entre escrever e  inúmeras leituras de escritores diversos,com assuntos tão disparatados quanto" manual para encontrar o homem certo"- os títulos variam,o enredo é que não!-assim como Best Sellers atuais como "A menina que roubava livros",livros clássicos como "Admirável Mundo Novo" e também assistindo filmes antigos como o clássico "Conduzindo Miss Daisy"(Com Morgan Freemam e Jessica Tandy),bem antigo.Claro que minha vida não se assemelha a tudo isso,nem de longe,mas serve de inspiração para criar os diversos personagens,afinal é um romance,não um monólogo chato sobre mim!E nem sou tão chata assim!
Porque esta é justamente a primeira recomendação de autores já experimentados nessa Arte: ler,ler muito,sempre,e de tudo.
Forço-me muitas vezes a ler algo que não gosto, e alguns autores discordam de mim nesse ponto,mesmo que sejam os tais "manuais para encontrar o Homem certo",porque considero que tudo é válido,nem que seja para fundamentar minha opinião de que aquele não é meu caminho,definitivamente.Os demais autores acham normal e esperado abandonar uma leitura no primeiro capítulo,mas uma obra muitas vezes,no meu entender,leva um tempo para engatar e li um livro recentemente"A sorte de Morgan"que tem quase oitocentas páginas de uma letra miúda,imagino que o tamanho das letras seja "11",isto é ,bem pequeno-eu escrevo no Word com tamanho 16,imagina a diferença...E olha,recomendo um pouco de paciência para quem se aventurar a ler "A sorte de Morgan":é um livro excelente,que engata após suas primeiras cem páginas...quando em média cem/duzentas páginas já costumam ser a primeira metade da maioria dos livros.
Outra coisa interessante que descobri foi a sequência que autores,sejam de livros,novelas,contos e mesmo crônicas,utilizam para construir o enredo ,cada qual reduzindo ou aumentando apenas a quantidade de linhas para ficar condizente com o  estilo literário de sua obra.
São cenas e sequelas que se repetem indefinidamente:
Cenas:Objetivo,conflito e desastre. e
Sequela::reação,dilema e decisão.
As cenas ocorrem seguindo um roteiro:o que vai acontecer,o que acontece durante a cena e o desastre é o que vai dar errado...porque o herói só se dará bem no final do livro.Ou não...mas a grande maioria dos livros termina com final feliz,não é?
As Sequelas são tudo aquilo que o personagem faz depois do desastre,e o que ele decide fazer,o resultado dessa decisão e o gancho para a próxima cena....
Outra coisa que descobri em em meus estudo é um tal de método chamado "Snow flake"ou método do floco de neve...em que você escreve uma frase simples e vais acrescentando ideias:Por exemplo:"João caiu".A próxima frase explica o que aconteceu"João caiu ao tropeçar numa pedra" e depois:"João caiu ao tropeçar numa pedra,e tropeçou de novo"..."Eram muitas pedras ao longo do caminho de João.As pedras naquela estrada pareciam os problemas na vida de joão,e eles estava sempre tropeçando por elas,,mas desde sempre havia decidido que se caísse novamente ,no se permitiria  ficar ali.Ele levantava sempre e continuava caminhando.Ainda que as pedras continuassem em seu caminho"Será que  C.D.A pensou nisso ao escrever seu famoso poema?"Tinha uma pedra no meio do caminho,no meio do caminho tinha uma pedra..."
AH,isso não sei...Nem  atrevo a me comparar com a escrita deste maravilhoso autor de poemas tão belos nem com a criação de um possível personagem  por Carlos Drumond de Andrade,se é que ele criou um, para esse poema...mas imagino que sim...Gosto muito de seus poemas,que também me servem de inspiração.
Seja como for,tenho que voltar à realidade...minhas leituras,meus escritos e os cuidados com meus filhos,o que talvez rendesse umas boas histórias no futuro,quem sabe?
Deixo vocês com o belo poema de Carlos Drumond de Andrade:"No meio do caminho tinha uma pedra"
No meio do caminho

No meio do caminho tinha uma pedra 
tinha uma pedra no meio do caminho 
tinha uma pedra 
no meio do caminho tinha uma pedra. 

Nunca me esquecerei desse acontecimento 
na vida de minhas retinas tão fatigadas. 
Nunca me esquecerei que no meio do caminho 
tinha uma pedra 
tinha uma pedra no meio do caminho 
no meio do caminho tinha uma pedra










































Comentários

Postagens mais visitadas