A maldição da Sereia


A novela A Força do Querer de Glória Perez, após um início tumultuado, está tendo na sua reta final um desempenho digno de nota.
 A novela começou com toda a Pompa e circunstância .A personagem Ritinha (interpretada pela atriz Ísis Valverde), protagonista da trama, ainda teve direito a uma música do astro da MPB, Roberto Carlos. Uma mulher que vestia uma cauda de sereia e mergulhava nas águas,deixando tudo para viver esses momentos de solidão e encantamento pessoal.
Outras pessoas se encantavam com ela nadando no Aquário, ao sair do Pará e vir para o Rio de Janeiro.

Sereia - Roberto Carlos 

 "Quero nadar nas suas águas
Nas ondas dos seus cabelos
Sentir seu corpo molhado
A deslizar nos meus dedos
Eu quero olhar nos seus olhos
Sem duvidar do que faço
Quero beijar sua boca
E te prender nos meus braços

Sereia, te amo, te quero, comigo
Pelas estradas por onde eu andei
Alguém igual eu nunca encontrei
Você é tudo que eu quero pra mim
Jamais amei assim

Eu quero estar com você
E não me importo o que é certo
Pois mesmo às vezes distante
Me sinto ainda mais perto
A noite eu sonho dormindo
De dia eu sonho acordado
Que um dia, todos os dias
Eu estarei do seu lado

Sereia, te amo, te quero, comigo
Pelas estradas por onde eu andei
Alguém igual eu nunca encontrei
Você é tudo que eu quero pra mim
Jamais amei assim

Sereia, te amo
Sereia, te amo
Sereia".

Ouça no link:




Entretanto, com o desenrolar da novela, tanto a música como o tema " Sereia" em si  ficou um tanto esquecido, relegado a segundo plano.
 Como  num Romance Dramatizado-conhecido pelo grande público como Novela Televisiva- todas as tramas possuem um elo de conexão, passando de alguma forma pela protagonista e seu conflito.
Por  muito pouco, a falta de empatia pelo conflito da protagonista  desse Romance/ Novela não descambou de vez a audiência, tornando-a um fracasso retumbante..
 Não pelo desempenho da atriz - é preciso que se diga, a atriz   foi brilhante, conseguindo representar o mito em toda a sua intensidade: menina fútil, mimada, a brincar com os sentimentos de dois homens que quase literalmente se afogaram nas águas do amor que ela inspirou.

Mas no inicio da novela  o drama da protagonista não conseguiu emplacar e para segurar a  audiência outras tramas paralelas começaram a ganhar maior visibilidade e , aos poucos, até mesmo o tema central caiu no esquecimento, e nessa reta final, poucas vezes ouvimos a música-tema.
.
Mas porquê da autora resolveu falar desse Mito? E porque ele não foi compreendido?
Claro que isso reflete apenas minha opinião pessoal e não constitui uma teoria embasada.
Creio que as pessoas foram surpreendidas por uma sereia diferente do simbolismo que a Disney se encarregou de alterar, transmitindo uma versão suavizada do Conto de Andersen - o conto original,onde a Sereia Ariel morre , virando espuma- prejudicando assim, o entendimento da mensagem idealizada pelo autor do Conto, gerando toda uma romantização perigosa de amores, especialmente para as meninas, através da idealização do mito sereia .

A  personagem Ariel , representada no longa de animação pela" Pequena Sereia" , ao conquistar o principe e ter seu final" felizes para sempre", não é nada boazinha.

Muitas mulheres de hoje crescem suspirando por Ariel e o amor por seu Príncipe Encantado, sem perceber que sempre foi da " natureza das sereias", se é que podemos dizer assim, que ela se apaixone pelos homens e os afoga ao levá-los para o mundo delas, ao fundo do oceano.
São pessoas frias, mimadas,calculistas e egocêntricas, assim como a personagem Ritinha.
É interessante a autora abordar esse tema folclórico e ao mesmo tempo falar de pessoas e suas orientações sexuais e brincar com a questão de não saber quem se é .
Afinal, uma sereia é um ser híbrido entre mulher e peixe, assim como a transgênero Ivana ( outra personagem da trama) se vê como um homem num corpo de mulher, e luta para mudar o próprio corpo.
Em nossos dias, utiliza-se ainda a expressão "canto da sereia" que designa algo que tem grande poder de atração em que as pessoas caem sem resistência.
 Bibi Perigosa, personagem de grande repercussão, foi inspirada numa pessoa real,  uma menina de boa família que, de repente,  se infiltra no mundo do tráfico arrastada até o fundo do mar de amores por Rubinho, que se deslumbra pelo " canto da sereia" e se afoga sobremaneira nas águas do tráfico de drogas.
Ao assumir nova identidade, esquecendo quem era ( Fabiana Escobar) - interpretada por Juliana Paes-  assume nova identidade-  BIBI Perigosa, a mulher do dono da Boca .
Silvana ( interpretada por Lília Cabral) é arrastada pela força do jogo  e mergulha no submundo da agiotagem, do vicio, do " canto da sereia".
Poetinha - como era chamado Vinícius de Moraes- era partidário da Umbanda.
Ossanha é um orixá (deus) de uma perna só que detém o poder das folhas medicinais (folhas que curam os males físicos e espirituais) e essas folhas ficavam guardadas numa cabaça.
 Diz uma lenda que, um dia Xangô queixou-se a Yansã dizendo que não era justo que apenas Ossanha detivesse o poder das folhas, mas que todos os outros orixás deveriam ter esse poder também. Então Yansã enviou um vento muito forte que derrubou e quebrou a cabaça de Ossanha. Todos os outros orixás pegaram as folhas e repartiram entre si. Acontece que somente Ossanha tem o conhecimento de como usar as folhas. Cada vez que um outro orixá precisa usá-las tem de recorrer também a Ossanha.
O poeta faz uma relação do canto de Ossanha com o canto da sereia, que atrai os humanos para roubar-lhes o poder, ou o amor, no caso do poema.
 Então esse "canto de Ossanha" é uma metáfora que representa o ardil, a armadilha, principalmente as armadilhas do amor." Não caia em conversa de esquecer, amor só vale a pena se doer",
Vinícius de Moraes ( em parceria com Badem Powell) compara o "Canto de Ossanha" ao "Canto da Sereia"

Canto de Ossanha de Viícius de Moaes/ Baden Powell

O homem que diz "dou" não dá, porque quem dá mesmo não diz
O homem que diz "vou" não vai, porque quando foi já não quis
O homem que diz "sou" não é, porque quem é mesmo é "não sou"
O homem que diz "tô" não tá, porque ninguém tá quando quer
Coitado do homem que cai no canto de Ossanha, traidor
Coitado do homem que vai atrás de mandinga de amor

Vai, vai, vai, vai, não vou/Vai, vai, vai, vai, não vou
Vai, vai, vai, vai, não vou/Vai, vai, vai, vai, não vou

Que eu não sou ninguém de ir em conversa de esquecer
A tristeza de um amor que passou
Não, eu só vou se for pra ver uma estrela aparecer
Na manhã de um novo amor

Amigo senhor, saravá, Xangô me mandou lhe dizer
Se é canto de Ossanha, não vá, que muito vai se arrepender
Pergunte ao seu Orixá, o amor só é bom se doer
Pergunte ao seu Orixá o amor só é bom se doer

Vai, vai, vai, vai, amar/Vai, vai, vai, sofrer
Vai, vai, vai, vai, chorar/Vai, vai, vai, dizer
Que eu não sou ninguém de ir em conversa de esquecer
A tristeza de um amor que passou
Não, eu só vou se for pra ver uma estrela aparecer
Na manhã de um novo amor!

Não por acaso cada personagem das trama está lidando com outros corpos e identidades para ser reconhecida/os.
Cada um Morre de amor de maneira diferente, e cai no " canto da sereia" de uma forma diferente.
As sereias representam na cultura contemporânea o sexo e a sensualidade.

Na literatura moderna, as sereias inspiraram muito poemas e numerosas obras, como O Silêncio das Sereias, de Kafka (1917), A história da sereia, de E.M. Forster (1947), As sereias de Titã, de Kurt Vonnegut (1959), entre muitas outras.
Será que a Força do Querer é suficiente para impedir sermos arrastados pelo " Canto da Sereia"?

Se quiser  conhecer a música/ vídeo" Canto de Ossanha", acesse o Link do Youtube;




Amanhã, dia 20 de Outubro de 2017 será o último capítulo de A Força do Querer.. O que será que vem por ai? Deixe aqui sua opinião!



                                                Michelle Louise Paranhos.





Comentários

  1. Muito bom, gostei da explicação.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ironi, pelo seu comentário. bem vinda ao Blog.

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber um pouco mais sobre as histórias de sereias. Não conhecia esse destino no conto original adaptado para a Disney. Até deu vontade de ler, deve ser mais interessante.

    Bj
    Dani, do Blog Sabe o que é?
    http://sabeoque.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, consegui uma história completa para você conhecer nesse link:
      Essa é a "verdadeira história de Andersenovo
      https://www.editorawish.com.br/pequena-sereia-conto-completo-e-classico-de-hans-christian-andersen/

      Excluir
  4. Como sempre, analisa a situação com propriedade. Parabéns, Michelle!

    ResponderExcluir
  5. Explicação interessante. Como não vejo novelas ha anos, só vejo as de época e desde q me mudei tô sem tv e não vendo é mais nada, nenhum dos fatos referidos ao trabalho da Glória me chamaram a atenção. Já o contexto da maldição e tudo o mais é bem interessante, gostei da explanação.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Raissa.
      O engraçado é que não assistia a essa novela e durante algum tempo fiquei realmente sem entender a trama até que acho que parei e consegui visualizar como uma escritora/leitirá.
      Não sei se eu teria esse entendimento se eu não fosse escritora e queria saber como o público não escritor entendeu esse assunto .
      Ah! A novela das seis atual é de época e se passa em Portugal.
      A contextualização vale a pena assistir . Beijos

      Excluir
  6. Olá, que bom ver seu post justo no dia seguinte ao capítulo final. Achei muito interessante os temas que a novela abordou. Acho que estamos muito "disneysados", acreditando muito que o príncipe tem que salvar a princesa, mas muitas vezes a princesa pode ser uma sereia que não quer príncipe nenhum, só quer o mar; ou a princesa pode não ser uma princesa, como a Ivana, e ainda assim querer ter o seu príncipe; ou a princesa, no caso da Silvana, pode ter tudo e ainda sentir falta de algo. São tantos assuntos sobre os quais podemos debater.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita colocação Marijleite.
      A autora foi muita feluz ao abordar diferentes perspectivas do amor e da força que temos para mudar o rumos das coisas ..
      Enfim.
      A novela foi bem complexa.
      E olha que resisti muito a assistir a trama.
      Mas ...precisei me render a qualidade do trabalho da autora.
      Muito bom.
      Obrigada por sua participação!volte sempre ao blog e obrigada por seu comentário 😀

      Excluir
  7. Olá! Adorei saber um pouco mais sobre tudo o que envolve as sereias, porque eu sempre tive uma visão romantizada delas e o que você falou sobre a verdadeira personalidade delas me ajudou até a entender um pouco mais da personalidade da Ritinha. Realmente, tudo se encaixa e bom saber das referências com a literatura moderna. Ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico muito feliz com seu comentário 😀
      Seja bem vinda ao blog.

      Excluir
  8. Olá!
    Adorei seu texto de verdade. Já li alguns livros sobre sereias e sua verdadeira face, mas ainda não tinha percebi sua relação com as outras personagens da novela. Bem notado.
    Parabéns pelo texto.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Savio.
      Gosto muito de fazer associações entre temas diversos em meus livros e talvez isso tenha me ajudado a entender a verdadeira face de Rotina e sua influência nos outros personagens.
      Obrigada pelo seu comentário 😀

      Excluir
  9. Oi Michele!
    A Ritinha foi sem dúvida um personagem bem irritante na minha opinião, mas fiquei sabendo a pouco tempo que ela foi inspirada em uma sereia de verdade, na verdade uma mulher brasileira que trabalha e ganha a vida sendo sereias em grandes aquários, mas assim como você disse a trama se perdeu, a sereia verdadeira não foi mencionada e acredite ela ficou bem Puta por toda a ajuda dada a equipe da novela de graça!!

    Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly a tramá não se perdeu.
      Na verdade não foi compreendida porque era baseada no mito da sereia .
      Obrigada por sua participação.

      Excluir
  10. Ooi Michelle!
    Eu só "acompanhava" a novela pelos comerciais mesmo. Hahhaha Nunca assisti um episódio, mas confesso que depois me arrependi, pois parecia ser legal, por tratar sobre vários e temas interessante. Achei bem legal também esse papel da Isis, embora eu nem saiba direito como foi. Kkkk Bom, as cenas que vi estavam ótimas. Abordava também lendas/mitos?

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Acredita que não assisti sequer um capítulo dessa novela?
    Eu trabalho e estudo. E acabei escolhendo como fonte de entretenimento a leitura, então até minhas séries estão atrasadas porque não tenho tido tempo de fazer muita coisa.
    Nem sabia desse mito da seria que compunha a novela e gostei muito das suas colocações.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas