[Resenha]Esquadrão de Branco de Annalu Braga
Está querendo ler um livro para sair da sua Zona de Conforto Literário? Então, vem cá para descobrir a sua próxima leitura!☺
Ficha técnica do livro
Autora: Annalu Braga
Número de páginas: 119 páginas
Gêneros: thriller suspense/erótico/policial.
+ 18 anos : presença de erotismo, menção às drogas ilícitas, violência.
Sinopse: Rio de Janeiro de suas belezas e contrapontos.Um motorista atropela um homem que estava enguiçado na estrada. Um adolescente é baleado dentro do ônibus dentro da luz do dia.Aparentemente tudo é estranho, mas não.Todos se encontram em um hospital, onde criminosos transitam livremente. Uma jornalista desvenda uma trama além do que imagina quando se apaixona pelo último garoto romântico da cidade.Um policial tarado, a boa-vida curtindo pelo mundo,a traficante do poder,a intelectual da comunidade,Uma enfermeira mais do que gentil e uma pobre velhinha rica, estão entre os 24 elementos de um livro emocionante. Esquadrão de Branco é um Thriller de suspense- Erótico-policial. Para você ler e nunca mais esquecer.
Link : https://www.amazon.com.br/Esquadr%C3%A3o-branco-uma-novela-matar-ebook/dp/B07WKWCHDT
❤❤❤
Preparados para embarcar nessa aventura diferente de tudo que você já leu?
Conheci este livro num grupo de livros no Facebook, e quando eu o li fiquei encantada. Assim, quando surgiu uma vaga no Clube do Livro Nacional 1, eu sugeri essa obra, que é nossa leitura atual nesse mês de Maio.
Conrado é um médico carioca, consciente das suas potencialidades, tanto no quesito virilidade quanto no profissional.Ele está dirigindo seu jipe prata no alto Leblon, a caminho do hospital, quando para brevemente para comprar jornais na sua banca de jornal preferido e constata que não, a mídia ainda não deixou morrer o assunto : "mistério da morta em sequência no Rio de Janeiro continua sem solução".
O médico lê rapidamente as manchetes dos jornais e se consola, enquanto arranca com o carro assim que o sinal de trânsito fica verde, dizendo para si mesmo:
"ーGente burra, não sabe que isso acontece. Infecção hospitalar é a coisa mais comum nos hospitais,até nas clínicas personalizadas no Rio de Janeiro".
Noivo de Vera- o que não o impede de aliviar a tensão que as notícias lhe causam contratando três profissionais do sexo estonteantes e indo com elas ao motel naquela manhã mesmo, para uma transa caprichada regada a drogas e álcool . É quando se dá de repente conta do adiantado da hora, entrega mil reais para as três garotas e voa para o hospital.
Conrado se adaptou ao sistema- não que tenha sido fácil. Filho de um dedicado médico era, no início da carreira, um médico idealista, assim como havia sido seu pai. O filho se especializou em oncologia, e trata de alguns velhinhos em seu consultório particular.Wagner, porém, é um paciente de apenas 40 anos, e o incomoda por lhe despertar o pavor da morte, algo que não o abandona desde a infância.
Há vários cortes na trama, como se estivéssemos assistindo mudanças de cena de uma novela televisionada.
A seguir acompanhamos o drama de Roberta, que durante uma viagem de carro com seu marido- quando comemoram trinta anos de casados com João Henrique-,ele é envolvido num grave acidente de carro. Roberta conversa com sua filha , a jornalista Tatiana, que procura consolá-la e diminuir o sentimento de culpa por ter sido ela quem esqueceu de por gasolina no carro, o que acabou por provocar o acidente.
É ela quem começa a investigar quando o quadro de saúde do pai complica de forma inexplicável, com uma súbita pneumonia para um paciente hospitalizado por "uma simples fratura na costela" segundo o primeiro diagnóstico.
A esses caso vão se somando muitos outros no corredor do hospital. Um rapaz da comunidade baleado à queima roupa quando um marginal se assusta com uma barulho próximo ao esconderijo, um assaltante que executa um rapaz dentro do ônibus levando flores para namorada, um reconhecimento feito às pressas por uma testemunha que diz ter reconhecido PP, um traficante, incriminando assim, Gil, o trabalhador esforçado, separado há anos de sua irmã, sua única parente viva, que o reconhece e se propõe a reatar os laços perdidos.
São pacientes que são ameaçados,não pela doença que o levaram ao hospital mas por uma sucessão de inexplicáveis quadros recorrentes de Infecção Hospitalar.
O enredo
O Esquadrão de Branco é a equipe hospitalar, composta por enfermeiros e médicos; alguns integrantes desse esquadrão são pessoas dedicadas,doces e gentis,e se debruçam nos cuidados.
Já outros, apenas ganham seu sustento, reduzindo pacientes em estatísticas.
Outros tantos, estão ali apenas para fazer jus ao status que os títulos que receberam, usados sempre à frente de seu nome e sobrenome, lhes dão.A estafante rotina hospitalar é cumprida apenas para garantir as viagens internacionais, a vida de opulência, os carros do ano.
As vidas dos personagens se entrelaçam ao longo do enredo,mostrando o dia-a -dia do hospital assim como da vida pessoal dos médicos/enfermeiros envolvidos no escândalo- escândalo esse que a jornalista Tatiana fará questão de ajudar a desvendar juntamente com o cansado ( e tarado !) policial Martins, um dos policiais da delegacia da Rocinha,,que está às voltas com o desbaratamento de uma boca de fumo.
Prenderam o principal traficante, ao menos é o que imaginam...
Eles falam de Gilberto, irmão de Rosa.Confundido com o traficante PP pelos policiais, acabou baleado por acidente por um dos integrantes da boca-de-fumo que se assustou com um barulho próximo ao esconderijo.Durante a batida,Gil é encontrado baleado e é levado como sendo integrante da facção.
A narrativa prende a atenção e é incrível como a autora consegue trabalhar tantos assuntos em tão poucas páginas.
Um detalhe importante a ser mencionado que, embora tenha um forte viés erótico, aqui o sexo é uma forma crua de válvula de tensão dos personagens.
Esqueça aquele hot onde há cenas tórridas de sexo selvagem - simulando ou se confundindo com cenas de amor!
Embora haja momentos para lá de intensos, por assim dizer, o sexo aqui é um mecanismo de poder e submissão e não foi dado a ele um espaço maior que a própria tensão que o suspense evoca na vida dos personagens.
Em cada capítulo concluído da leitura foi preciso respirar um pouco, para assimilar tudo o que acontecia, mas a curiosidade era mais forte e li o livro em apenas dois dias! Fiquei muito empolgada com a leitura e logo trouxe minhas impressões para vocês!
Trilha Sonora
O Carioca Cazuza, ao vivo, cantando Brasil, música de sua autoria no Teatro Ipanema em 16 de Maio em 1987.
Ahh que legal. Ainda não conhecia. Adicionei na lista.
ResponderExcluirVale muito a pena Helen, você vai gostar.
ExcluirObrigada por seu comentário!
Adorei, parabéns.
ResponderExcluirObrigada Jefferson, pelo elogio, fico feliz por seu comentário.
ExcluirAchei esse livro incrível em muitos sentidos, além de surpreendente 🤩
ResponderExcluir