crônica: "Alfabetizar" de Michelle Louise Paranhos

Cerca de 617 milhões de jovens no mundo não conseguem ler ou fazer contas simples de matemática, mesmo que dois terços deles tenham frequentado a escola ou estejam estudando regularmente. As pessoas que se encontram nessa situação de alfabetização precária ou quase nula são conhecidas como analfabetos funcionais.

analfabetismo funcional é descrito como a falta de capacidade de leitura e interpretação de frases, parágrafos ou textos, assim como não conseguir ou ter grande dificuldade em realizar contas matemáticas básicas.

O analfabeto funcional não é necessariamente alguém que não frequentou a escola ou parou de estudar. No Brasil, a cada dez pessoas, três não conseguem escrever corretamente, ler e interpretar textos simples ou fazer contas. 

Por qual razão estou falando sobre isso ?

Há alguns anos fui alfabetizadora . Trabalhei com turma de primeiro ano de ensino fundamental e também alfabetizei ainda na pré - escola.

Fico hoje pensando nas pessoas que se tornaram , se elas realmente se tornaram leitores realmente funcionais ou somente aprenderam a, quando muito, em como decodificar palavras e vivem sem interpretar situações e pessoas , além dos textos escritos.

Mas será que os escritores pensam nos futuros leitores de suas obras e como eles entenderão aquilo que escreveram?

Ainda hoje conversei bastante com uma escritora amiga sobre a forma adequada de representar troca de mensagens no texto .

A mensagem de texto é muito comum nos dias de hoje e que com certeza pode fazer parte de tramas contemporâneas , independente do gênero delas, e que  substituiu, em grande parte, ao antigo hábito de falar ao telefone. Por que isso aconteceu já é outra reflexão para outro momento.

Voltando à escritora amiga.Ela digitou pra mim:

"Estou confusa em optar por qual forma de fazer isso, já que existem 7 formas diferentes de expressar uma troca de mensagens de texto na narrativa.Ora pode ser usado o recuo das linhas que compõe a mensagem, voltando à diagramação normal ao fim da mensagem.Ora pode se usar negrito.Ou ainda pular uma linha  ou também usar aspas ..."

Ela estava paralisada , sem saber como prosseguir.

Fico imaginando para o leitor de hoje que precisa entender  mensagens de texto com 7 notações diferentes !

Será que ao permitir tanta liberdade de notação de todo texto não acaba por deixar ao cargo do leitor a decodificação do que foi dito?

Uma mensagem  exige um emissor e um receptor .

O emissor é quem envia a mensagem, o receptor é quem a recebe, e a mensagem é o conteúdo transmitido. Para que a comunicação seja eficaz, outros elementos como código, canal e contexto também são importantes.  

Outra coisa que as tramas atuais têm evitado ao máximo. Com o objetivo de serem compreendidas por todos , usam palavras cada vez mais esvaziadas de diferentes significados interpretativos , e ao mesmo tempo que sim, isso trouxe mais objetividade às narrativas, por outro lado impediu diferentes análises de texto.

Cada pessoa analisa um texto a partir de suas próprias referências pessoais .E até por isso mesmo , se usa frases simples ao alfabetizar crianças. 

Porque elas ainda não possuem a capacidade de fazer inferência, de interpretar .

Quem aqui não soube de alguém ou foi alfabetizado por cartilhas com frases como " vovô viu a uva"?

O problema está em livros atuais que continuam escrevendo" vovô viu a uva", guardando as devidas proporções , isto é adaptando essa frase às própria trama .


Ou ainda  optando por emojis :

"👴🏻🕵🏻‍♂️🍇" Como se esses "hieróglifos modernos" fossem capazea de explicar o que o vovô sentiu ao ver a uva! Ele provou a uva ? Gostou do sabor ? O que aconteceu depois de ver a uva ? 

Nada do contexto foi apresentado para esse leitor iniciante. Porém esse aprofundamento é esperado para , em última análise , os textos voltados para o leitor experiente.

Será que estamos , de alguma forma , reforçando o analfabetismo funcional ao esvaziar o sentido dos textos , objetificando demais as frases e cenas ?

Enfim, esse texto não tem objetivo de trazer certezas , apenas reflexão.

Dia 14 de novembro foi o dia da alfabetização no Brasil e sequer comemorei ...

Não vejo motivos reais para comemorarmos esse data, não ainda...e você , o que acha ?






Comentários

Postagens mais visitadas