[Resenha] Guardami de Danny Denaro.
O livro Guardami de Danny Denaro já recebeu as Primeiras Impressões aqui mesmo no Blog e vamos traçar um panorama entre as expectativas que tive com as primeiras cinquenta páginas desta obra e o que se apresentou no decorrer da leitura.
Antes, para quem ainda não conhece Guardami, aqui está a sinopse.
❤❤❤
Sinopse
Giorgio Castielli depois de uma forte perda na juventude, se transformou em alguém completamente diferente do que era, concentrando toda sua vida nos negócios. Entretanto, a chegada de uma jovem alegre e extremamente sensual mexe com sua concentração, despertando sentimentos que, até então, estavam adormecidos.
Mariah, uma jovem romântica e sonhadora, acorda cansada da vida exaustiva que leva na Editora em que trabalha. Disposta a pôr um fim nesta situação, resolve pedir demissão, mas, uma agradável surpresa faz com que mude de função e passe a ter contato com o enigmático e irresistível Giorgio Castielli.
Com muita sabedoria e a ajuda de seu melhor amigo Raffa, ela se empenha para conquistar seu amor platônico. Porém, más lembranças do passado de Giorgio retornam com força, e um incêndio no vinhedo, aonde ele vivenciou suas dores, faz com que ele retorne para uma investigação. Será que o amor de Mariah é forte o bastante para transpor as barreiras erguidas novamente?
“... Em seu quarto, só ele sabia a dor e o sofrimento que estava sentido. Trancou-se, chorou. Gritou. Quebrou tudo o que tinha pela frente. E os pedaços das coisas que quebrou espalhados pelo chão estavam mais inteiros do que seu coração...”
Leitura não recomendada para menores de 18 anos, por conter cenas de sexo e violência.
❤❤❤
As primeiras cinquenta páginas servem para ambientar o leitor a respeito da trama.
Confira as Primeiras Impressões aqui :
https://entrelinhasarteopiniaoepoesia.blogspot.com/2019/02/primeiras-impressoes-de-guardami.html?m=1
❤❤❤
Giorgio e também Mariah são protagonistas de Guardami e seus pontos de vista se alternam , o que permite que o leitor compreenda as razões de cada atitude dos personagens, assim como acompanha o amadurecimento deles .
Giorgio nasceu na Itália mas veio para o Brasil ainda menino. Foi aqui, em vinhedo do Brasil , que nasceu a irmã dele , Emanuelle , e onde eles viveram ao lado dos pais.
Quando a narrativa começa, Emanuelle tem apenas dois anos e Giorgio se vê às voltas com a descoberta do primeiro amor .
Ele estuda administração para cuidar nos negócios da família no futuro e se torna frio , arrogante e fechado para o amor por ter se desiludido na juventude.
Dezoito anos se passam.
No primeiro capítulo , Giorgio tornou-se CEO da empresa e mora em São Paulo ,onde comanda importação e exportação dos vinhos da Vinhedos do Brasil . Porém, a Vinhedos do Sul detém participação como acionista majoritária de outros setores empresariais e, como a editora onde Mariah trabalha.
Mariah vê sempre o jovem empresário italiano circulando entre as suas empresas no arranha- céu que também pertencem ao Senhor Todo Poderoso Castielle.
Agora vamos falar de Mariah.
Junto ao seu amigo Rafaelle- com quem Mariah divide um apartamento -, eles irão à uma festa importante e lá , inadvertidamente, ela se depara com Giorgio, que não a reconhece.
Vários acontecimentos se encadeiam de forma a fazer com que Mariah se torne assistente pessoal do Giorgio - o homem pelo qual ela sente tanto desejo.
Existe um longo caminho que ambos percorrem partindo do ponto em que eram meros desconhecidos que trabalhavam juntos até se transformarem em amantes.
Nesse meio tempo eles precisarão viajar para a Itália e as descrições da ambientação, das cidades do entorno do Vinhedo e do Vinhedo em si são incríveis, bem detalhadas e nos fazem sentir como se estivéssemos lá com os personagens.
Mal eles retornam ao Brasil , já precisam ir para Vinhedos do Sul onde vários princípios de incêndio estão acontecendo.
Giorgio e Mariah vão até lá mas o que descobrem é muito mais do que o que provoca esses incêndios e traz revelações importantes sobre o passado e que mudarão significamente a vida de todos .
Comentários :
O livro Guardami é uma novela erótica/suspense onde o foco está sempre entre os protagonistas Giorgio ou Mariah e não há tramas paralelas de outros personagens.
Além disso , o livro possui muitas cenas de ação e menos de reflexão- característica do gênero literário novela .
As reflexões sobre aquilo que Mariah vive ,por exemplo, acontecem mais usando a voz do amigo dela- Rafaelle- do que sendo a própria personagem refletindo sobre tudo que está acontecendo com ela .
Mariah é uma jovem executiva que demonstra ter grande capacidade operacional.
Ela se apaixona por alguém que é notadamente arrogante e machista , e tempo depois, o comportamento de Giorgio passa a incomodá-la criando muitos problemas para o casal.
Acredito que essa parte da trama foi muito bem trabalhada pela autora Danny Denaro .
Dois fatores importantes a se considerar na personalidade de Giorgio: parte do machismo dele é sim fruto de arrogância e de sentimentos em conflito. É mais fácil dizer a todos que ele não quer envolvimento afetivo do que ter que lidar com o medo de se envolver, sentir-se abandonado e ainda ter que lidar com outro possível rompimento.
Porém - e aqui fica a ressalva -, criado como um italiano , esse machismo é algo cultural . Ao mesmo tempo em que eles valorizam suas companheiras , são gentis e cavalheiros com quem querem conquistar, sentem -se "donos" da mulher conquistada.
Outra questão que ficou subentendido é é a forma machista de Giorgio para se relacionar com Rafaelle - assumidamente homossexual , ainda que ele não seja muito afeminado nem caricato. Giorgio inicialmente fica com com ciúme de Rafaelle morar com Mariah . Só depois que ele entende que Rafaelle é apenas um amigo e ,além disso , é homossexual .
Detalhe que desperta curiosidade : alguns nomes masculinos italianos para nós parecem estranho mas não são femininos, como acontece com o nome Rafaelle. Um italiano famoso que tem um nome que soa para nós como sendo um nome feminino é de Andrea Bocelli - cantor de ópera (tenor).
O livro tem três tempos : o início, onde o romance dos protagonistas nasce e se fortalece , um segundo tempo onde fica mais em evidência o erotismo , com cenas picantes que embalam o casal na Itália e por último, o suspense em Vinhedos do Sul , na região de Bento Gonçalves.
Gostei muito mesmo do amadurecimento de Giorgio , de seu crescimento como pessoa . Outro personagem que merece grande destaque é Rafaelle , que trouxe um alívio cômico ao drama vivido pelos personagens assim como sua história foi bem legal, emocionante.
Ainda que o estilo erótico não seja um dos meus preferidos , Guardami realmente me agradou muito e recomendo, tanto para quem é fã do gênero erótico quanto para quem gosta de romance e/ou suspense.
Então, gostaram de conhecer Guardami ?
O livro já está disponível na Amazonem e-Book (livro digital ) e também disponível na versão impressa . Entre em contato com a autora para reservar seu exemplar.
❤ Até a próxima ❤
Ainda não conhecia o livro, mas gostei de saber que o livro vai além do hot e trás um pouquinho de suspense, gosto disso. Por outro lado não gosto de personagens machistas, ainda que seja cultural. Sem dizer que achei um tanto quanto confusa essa relação homo no meio da trama, acho que só lendo mesmo. Então é recomendação anotada, vamos ver o que acho.
ResponderExcluirAbraços.
Oi....não há relação homosexual, Rafaelle é um homem , o nome italiano masculino para nós pode soar feminino mas é como Andrea, que é homem . Ele , Rafaelle, é amigo de Mariah e ele é homossexual .
ExcluirOi Michelle.
ResponderExcluirAchei interessante sua resenha, mostrou informações que despertou minha curiosidade. Especialmente sobre o suspense em Vinhedos do Sul. Vou adicionar na minha lista de desejados para conhecer essa história. Parabéns pela resenha e obrigada pela dica.
Bjos
https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/
Oi, Michelle!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas sua resenha me deixou bem curiosa. Gosto quando as histórias trazem suspense. Adorei a dica!