[Resenha] Caixa de guardar segredos de família de Viviane Ferreira Santiago

 O que você faria se soubesse de muitos segredos mas não pudesse falar deles para ninguém? E se você e sua melhor amiga dividissem um segredo, como esconderiam tais segredos de outras pessoas? São essas questões que as amigas Carolina e Daniela, de 10 anos de idade, vão desvendar através do livro Caixa para guardar Segredos de Família de Viviane Ferreira santiago.Vamos conhecê-lo?

Ficha catalográfica 
Autora: Viviane Ferreira Santiago
Ilustrador:Alessandro Fonseca
Editora: Telucazu Edições através do Selo Telucazin
Link: www.telucazu.com ou em contato direto com a autora.
SinopseDani e Carol são amigas desde sempre. Desde quando o mundo ainda nem era mundo. Era só barriga de dentro. Eu dentro da de mamãe, e Dani na de tia Bruna...". Carol é filha de pais separados, e ainda está aprendendo a lidar com o gosto ruim que a falta do pai traz à boca e ao coração. Já Dani é filha de mãe solo, nunca viu o pai, até aquele dia.Dia em que presenciou uma cena de violência doméstica em sua casa. A partir de então, ela precisa aprender a superar um trauma instalado na memória dos seus olhos, ouvidos e pontinhas dos dedos das mãos. Mas Carol, que é um poço de boas ideias e lealdade, junto ao carismático seu Théo, trazem ao mundo uma linda caixa esculpida em madeira. Uma "caixa de guardar segredos de família, que as ensinará uma grande lição. Uma história de aprendizados, amizades e sonhos a serem vividos


Quando as meninas nasceram , suas mães, vanessa e Bruna, respectivamente, eram amigas inseparáveis. Além da idade as meninas têm em comum um segredo: suas mães são mães solos. 

A trama de Caixa de Guardar segredos de família é contada sob o ponto de vista de Carolina e pouco a pouco vamos conhecendo suas relações familiares.Daniela é a melhor amiga e elas moram próximas além de estudarem na mesma escola e mesmo ano do ensino fundamental. 
Tio chico é o tio de Carolina, irmão mais velho de Vanessa e tem uma barriga que lembra abacate,segundo a menina!

Carolina tem o papai dela , o Walter, mas ele é separado de sua mãe, Vanessa. Ele vai visitar a filha  mas , em seguida, volta para a outra casa. Às vezes , Carolina escuta os pais discutindo por telefone, mas ele é muito amoroso com o filha.

Porém, essa não é a realidade de Dani. Aqui, conhecemos a história de Daniela sobre o ponto de vista de Carol. Dani acreditava que não tinha pai, mas na verdade, esse era um segredo de família e é quando esse homem, o pai de Daniela, surge na história, que as verdade começam a vir à tona .

A autora trabalha assuntos polêmicos como a violência doméstica com uma linguagem simples e assertiva, muito adequada para crianças mais novas e abre a discussão sobre os tais segredos de família.

Segredos de Família.

O  enredo discute como lidar com os segredos de família. Segundo as palavras da mãe da protagonista: 

" ーCarol, toda casa tem problemas mas não devemos sair por aí contando porque são segredos de família".

 A menina então tem uma ideia: guardar todos os segredos que causam dor dentro da gente num lugar fora do peito, tipo numa caixa, como daquelas que estão à venda na Loja de Theo, um senhor bastante idoso, dono de uma loja na cidade, que demonstra um enorme carinho por todos como se todas as pessoas fossem seus netos e bisnetos. E é esse carinho acalenta a alma da menina, que recorre a ele para esculpir uma caixa, que levará o nome Caixa de guardar segredos de família, que guardará esses segredos de família das duas amigas.

" E a cada vez que penso a imagino um tanto maior, que é para caber essa falta toda que a gente sente quem devia estar perto estar perto, mas fica longe, além desse punhado de sobras que ficam derramando do peito. Falando assim parece que essa caixa vai ser uma caixa de guardar vazios.Desses que ocupam tudo dentro e fora da gente".

 Daniela, ao mesmo tempo que descobre a existência de um pai que não imaginava possuir, descobre que ele é violento com sua mãe e fica muito confusa. Não é apenas Daniela, porém, que se depara , de repente, com o desconhecido. E isso fica explícito nessa conversa quando Vanessa e filha vão até a casa de Daniela, um pouco antes de que esta conheça a verdade sobre a existência de um pai. Carolina decide que esse segredo que também  possui  ficará guardado na caixa igualmente:


" ーTá com saudades do seu pai?

  ーTodo dia eu sinto saudades dele. Aí eu bebo suco de laranja para descer o nó que primeiro entala na garganta , para só no segundo gole descer pro coração.

 ーEu sinto muito Carol, mas você consegue entender que era melhor para eu e seu pai ficarmos separados?Pois nós já não nos entendíamos mais.

 ー Consigo. Só não consigo entender porque não me perguntaram o que eu achava de me separar também..."


A caixa transformadora de segredos  

 Felipe é uma aluno mais velho da escola das meninas. E, certo dia , ouve a conversa das duas e resolve pegar a caixa para também guardar um segredo lá dentro. As meninas ficam desesperadas e quando veem a caixa novamente, decidem ir até o Sr,Theo para saber realmente como a caixa deveria funcionar. Eis que o senhor traz uma solução mágica:

"ー Por que não usam a caixa de guardar segredos de família para as coisas que realmente importam, como as coisas boas que acontecem?"

Assim as crianças aprendem uma importante lição: como não reterem mágoas e transformar aquilo que é ruim em algo positivo.


Considerações 

 O enredo aborda questões importantes, tais como luto, dor, mágoa, raiva, alienação parental, dentre outros. Tais temas são importantíssimos e devem servir para abrir uma roda de conversa familiar como muitos segredos de família são perniciosos, tais como os segredos de Felipe e mesmo da Daniela, que descobriu ter acreditado em uma inverdade a sua vida inteira e agora precisa lidar com o aspecto de ter um pai violento.

Lidar com a vida é algo mesmo muito difícil e as meninas aprendem isso de um modo encantador. Mas,não basta apenas negar os problemas e acreditar que tudo irá se resolver. Precisa se fazer algo a respeito e esse alerta é dado sutilmente pelo sr. Theo, quando este vai à delegacia denunciar os maus tratos sofridos pelo menino Felipe.

Os temas sensíveis podem despertar gatilhos em algumas crianças e , por isso, o livro pode e deve ser lido pela criança junto a um responsável, que possa debater  através de conversas sobre as questões que, sem dúvida, surgirão após a leitura dessa obra.

A autora. 

Viviane Ferreira Santiago é jornalista e professora, autora de sete livros, todos premiados. Recebeu por sua obra As Dez Marias (Patuá, 2019) o primeiro lugar como Escritora do Ano no Prêmio Guarulhos de Literatura 2020 e o terceiro lugar como autora do Livro do Ano.. A obra também venceu a primeira edição do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária, 200 Anos de Independência do Brasil (Ministério da Cultura 2018). Em 2020, foi a vencedora do Il Prêmio CEPE de literatura infantil, com sua obra: A Biblioteca da Bia. Pela Telucazu Edições lançou seu primeiro livro, A Linha Amarela do Metrô (PROAC 31/2017), finalista do Prêmio Guarulhos de Literatura 2019. Seus mais recentes lançamentos são o infantojuvenil Caixa de guardar segredos de família (PROAC No 20/2020) .Por amor eu te benzo, eu te curo, eu te livro: As Benzedeiras de São Paulo (PROAC 23/2020).

O ilustrador.

Alessandro Fonseca é ilustrador de vários livros premiados. Na carreira como artista plástico, teve trabalhos expostos em países como Estados Unidos, Romênia e Argentina. No universo musical, sua arte já foi utilizada na cenografia de clipes da cantora brasileira Pitty e em capas de álbuns, como o Evolution da cantora japonesa de J-Pop, Masami Okui. Na elaboração de figurinos, venceu o 1.o Anime Friends, tendo sido também diretor de arte do clipe On the rocks de Ricardo Cruz (Jam Project), com participação de Hiroshi Watari. Para ilustrar Caixa de Guardar Segredos de Família usou técnica mista com tinta nanquim colorida, lápis e canetas marcadoras



Comentários

Postagens mais visitadas