Primeiras Impressões de Um Sonho de Vampiro

O que você pensa quando ouve falar de uma história de Vampiros? 
Já sei: "vampiro sedutor rouba todos os corações de mocinhas apenas para sugar seu sangue", certo?👍 Esqueça!!!👀
Um sonho de vampiro traz todos os elementos que a gente ama na boa literatura do estilo, mas com aquele toque muito especial que faz toda a diferença!
 Venha se apaixonar por essa história 💘



Livro: Um sonho de Vampiro
Autora: Liliana Mathias
estilo: romance juvenil de terror
Número de páginas :163


 A atmosfera não poderia ser outra: pores do sol encantadores e noites onde os vampiros espreitam suas vítimas, na bela e famosa Romênia.

Na cidade (fictícia) de Pentecostes, na região oeste,local serrano,está localizado um castelo, fechado há mais de 50 anos. É ali que o casal recém chegado à cidade, Nicolás e Roxana Ritter pretendem gravar um filme de terror usando as dependências do castelo como cenário. 

Com a promessa de contratarem locais para trabalharem como freelancers e usarem como figurantes pessoas comuns convidadas para o Baile de Máscaras que o casal vai oferecer na propriedade , a prefeitura permite a gravação do filme.

É graças a isso que vamos conhecer outro casal de jovens irmãos, Sophia e Andrei  Mondovanu. 

Sophia é uma jovem muito sonhadora e romântica, que tem sonhos premonitórios- em um deles ela sonhou com a chegada do casal Nicolás e Roxana em Pentecostes-,  e evita a todo custo falar a respeito disso na cidade tradicionalista católica, onde há muito temor envolvendo assombrações , vampiros e outros mitos, influenciados pela Igreja, sob o comando do mosteiro Caridade.

Andrei, ao contrário da irmã, é mais cético," namora firme "com Alina, e tem o sonho de  trabalhar como cinegrafista, coisa que consegue graças ao curta metragem. 

Bom, ele é admitido pela estonteante e poderosa Roxana, e quanto Sophia vai levar o irmão de carro até o castelo, Sophia tem uma nova premonição; confusa, não sabe bem o que provoca aquela sensação até que conhece Nicolás ... 

 "Que encanto teria o belo rapaz que a fascinava dessa forma? Alguns segundos depois, os quais pareciam horas.. —Foi um prazer conhecer... Falaram ambos ao mesmo tempo. Sorriram e, com muito custo, se afastaram. Ele em direção ao salão. Ela em direção ao ar livre. Estranho! Ele é um estranho para mim, mas eu nunca me senti tão viva em toda a minha vida! Pensava ela, ganhando o espaço exterior e aspirando ar puro. Deixou-se ali, em pé, olhando o horizonte sobre as casas da rua de pedra, sentindo o calor dos raios de sol, que tímido, finalmente despontou no horizonte, fazendo um carinho na pele dela... "

A sedução, tão presente no estilo, não poderia ficar de fora; entretanto, as cenas são muito mais românticas do que sexuais e a autora utilizou de sutileza para dizer sem descrever, tornando o texto romântico e próprio para um leitor juvenil. 

A sutileza, aliás,é a tônica com que a autora trabalha o tema mito vampiresco x dogmas católicos, citando-os brevemente . Assim, Andrei é um jovem cético namorando uma jovem católica assustadiça com tudo que envolve premonições e magia,  enquanto a irmã dele, Sophia, tem premonições e parece se lembrar, durante seus sonhos - ou seria viagem astral?-, de uma vida pregressa no castelo ao lado de Nicolás, em um tempo onde ela não só não tinha dúvidas de que ele era um vampiro assim como era - ou seria é?-, apaixonada por ele. 

Uma coisa que vale chamar a atenção é que aqui são as mulheres as poderosas na trama: Roxana quem é "a sedutora" e detém o poder e o sexo para manter Nicolás cativo ; até mesmo Sophia, com sua premonição,  detêm o dom e certo poder sobre o irmão, que mesmo sem pedir permissão à ela para aceitar o cargo , aceita que ela o leve de carro até o castelo e esteja por perto durante a primeira reunião com os contratados para o filme.

 Tanto Andrei quanto Nicolás parecem se render ao encanto dessas duas mulheres;  Andrei debocha das premonições da irmã, porém o faz com aquele vago receio de que o mal possa estar mesmo à espreita...mas, impulsivo como ele só, aceita o emprego sem pestanejar duas vezes. 

Ambos os irmãos não parecem precisar de dinheiro e mesmo vivendo sozinhos desde a morte dos pais, parece que vivem de renda, pois até onde li não havia menção sobre outros trabalhos que executassem antes do filme  para que mantivessem o alto padrão de vida.

Da mesma forma o vocabulário empregado pela autora, com expressões comumente usada por nós,brasileiros, facilita a compreensão do público leitor juvenil, ainda que o cenário do livro se passe na Hungria e Romênia.Até onde li,  correspondendo aos os primeiros 20% da obra para fazer essas Primeiras Impressões , não havia expressões em outra língua.

Curiosidades 

A cidade fictícia de pentecostes recebeu o mesmo nome que uma comemoração tradicional judaica também adotada pela Igreja Católica, comemorada 50 dias após da páscoa e marca o dia que Moisés recebeu as Tábuas da Lei e é comemorado na Igreja Cristã o dia em que o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos.

Culturalmente, um traço marcante e real da população romena é a frequente visitação a feiras, em sua maioria de artesanato. No país são encontrados inúmeros castelos com boa conservação. Estas são algumas das principais atrações turísticas durante o ano, sendo o Castelo de Bran o mais visitado. Neste castelo, de acordo com historiadores, viveram o Conde Drácula, que é o pai das lendas vampirescas, e Elisabeth Bathory.
A lenda do Drácula foi inspirada em um príncipe, Vlad Tepes, que governava uma região correspondente à atual Romênia. Ele nasceu em 1431 e, naquela época, o país dividia-se entre as culturas cristãs e muçulmanas. O príncipe era conhecido por tratar seus inimigos de forma perversa, com técnicas com o empalamento, na qual é inserida uma estaca no ânus, vagina, ou umbigo até a matar o torturado. O nome Drácula vem de Draculea, filho do Dragão.

❤❤❤

Curtiu essas primeiras Impressões? confira o livro , conte depois o que achou da leitura e até a próxima!

Michelle Louise Paranhos

Comentários

  1. UAU! Perfeição... É MUITO maravilhoso ouvir o primeiro feedback em relação à minha trama. Mil vezes parabéns e gratidão pelo carinho com Um Sonho de Vampiro. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz que tenha curtido, Lili e parabéns pelo livro, está lindo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas