Resenha de beijinho no Ombro de Liliana Mathias

 Uma leitura leve,  mas que trata de assuntos muito importantes? Conheça Beijinho no Ombro de Liliana Mathias e se encante por essa doce história!❤



Autora: Liliana Mathias
gênero: literatura juvenil, literatura young adults
Número de páginas:142 páginas 
Sinopse: A verdade é que a vida da jovem Linna poderia ser mais fácil , se não fosse os dramas familiares, a baixa auto estima e o bullying na escola. Sério: a garota é linda, inteligente, e tem os dois melhores amigos do mundo!Mas é alvo da azaração e crueldades de duas patricinhas de plantão. 
Órfã de pai, a mocinha vive brigando com a mãe e se escondendo pelos cantos de fênix, colégio que apelidou carinhosamente de Prisão.Alegria mesmo ela encontra `noite, refugiando-se nos livros e em seu diário cheio de segredos. Mas o garoto da livraria não é mais mistério para ninguém!Linna se apaixonou por Enrico,mas o gatinho jpá tem dona...Mirela Muller.a garota mais chata, mais metida, mais esnobe e mais linda do pedaço. E agora, Linna Blasckhel? Vai encarar essa e mandar um beijinho no ombro para essa patricinha de plantão e fugindo da própria vida?
❤❤❤

"Enquanto o seu amor não chega, procure olhar mais para dentro de si, cuidar de você,se enxergar e finalmente se amar. E deixe para o destino se encarregar de trazer o que é para ser seu".

Linna Blasckhel tem 16 anos.Mora em Canasvieiras - e se você não for do sul, assim como eu, saiba que esse é  um  bairro de Florianópolis,Santa Catarina.

Aliás, as expressões gaúchas e mais precisamente as usadas na ilha, como "coroca", "se apruma", "guria" "manézinho da ilha", assim como o uso  do pronome de tratamento tu , usado no lugar do tradicional você, assim como  outros regionalismos, nos transporta para o sul do país num piscar de olhos! 

Linna estuda no Colégio Fênix, no terceiro ano do ensino médio. Seus amigos são Nina , Bento e Betina; conheceu os três amigos esse ano mas até o ano anterior, vivia sozinha na escola, sem amigos e com muitos inimigos, especialmente Mirella, com quem rivaliza desde sempre. Especialmente porque Mirella é linda ao contrário de Linna que se acha" magrela, feia e desengonçada".

O Bullying de cada dia...

"(...)Ao dar de cara com a minha imagem, refletida no espelho, recobrei meu costumeiro mau humor, pois a imagem de uma moça branca e magrela olhava de volta. E os olhos esbugalhados e enormes? Pareciam querer saltar das órbitas. Ah, o cabelo? Podia até ser sedoso e brilhante, mas de tão liso nem um grampinho parava nele. Estava mais para a Noiva Cadáver; seca e pálida. E as palavras da maioria dos colegas de classe dominaram minha mente, já perturbada: ‘Noiva cadáver! Vara Pau! Pau de virá tripa...!"

A jovem é linda mas se enxerga feia, mesmo quando seus amigos dizem que ela parece a cópia de uma modelo famosa, a Erin Heatetherton, modelo Angel da Victória Secret's . Ela prefere  dar mais atenção ao que suas inimigas, Mirella e Antonella, falam sobre ela e, já que as gurias são populares, é claro que as meninas conquistaram um séquito de poder atrás delas, o que reforça o bullying contra Linna. 

Nem por um minuto sequer Linna para e imagina o que leva àquelas meninas a agirem assim e logo as classifica como "metidas e nojentinhas". 

Além disso, Lina "classifica" as outras pessoas segundo seus critérios : "Lauro" é o menino rico e metido;"Florbela" é a doce  fada-madrinha professora de literatura ; Betina é a "CDF que só faz estudar"; "Nélio" o garoto gago e feio da escola. "Conradex", o professor afeminado de biologia". Nem mesmo a mãe escapa das críticas ferinas de Linna:

"— Que saco, Milena Blaschkel! Vê se me erra, cara! O que a sua filhinha burra e idiota fez de errado dessa vez? Além de ter ferrado com a sua vida por ter nascido? — apelei, tacando a mochila com toda a força no chão da varanda. Cruzei os braços em posição de defesa e apontei meu pé direito para frente. Ela continuava a me olhar com cara amarrada. Sua boca já é pequena, quando ela faz bico, parece um funil de chupar ovo. E aqueles olhos azuis arregalados? Medonhos. Fica que nem os do Chuck, o brinquedo assassino quando está atacado, escolhendo a sua vítima da vez. E a postura? Encurvada que nem uma vela se apagando. Às vezes eu não sei se sinto ódio ou pena dela, coitada. Para falar a verdade, nós somos duas coitadas, isso sim." 
A jovem nem percebe como ela mesma classifica as pessoas e costuma usar tais adjetivos,alguns deles nada lisonjeiros - e faz o mesmo consigo, o que é ainda pior- para manter todos afastados dela! Além do que, ela é mesmo quem pratica mais bullying consigo mesma; os que os outros falam e fazem com ela nem seria tão grave assim se não fosse a baixa autoestima da adolescente que potencializa tudo de negativo que acontece em sua vida. 
Nunca dividiu seus sonhos com ninguém, seus medos e pensamentos; suas alegrias, aliás, parecem inexistentes, mas apesar de tudo estuda em uma boa escola, bons professores , amigos para toda obra e  tem uma mãe que se esforça para não deixar faltar o pão com nata que a adolescente tanto adora ou dar um celular velhinho, mas que é através dele que adolescente consegue usar a rede social para conversar com seus amigos! 
Logo no início da trama, ela reclama porque a mãe não  permite que ela falte a aula de novo e a manda para cama à meia noite, enquanto ela queria ficar mais tempo folheando uma revista... Olhando pela ótica da adolescente parece injusto, mas , convenhamos, é justamente por fazer isso que Milena demonstra se importar com a saúde e bem-estar da filha, que precisa dormir ...e quanto a faltar a aula...bem...isso nem se fala né?!
Sim, é fato, o Bullying está presente, mas quem pratica são duas adolescentes tão perdidas na vida quanto Linna e existe um traço bem marcante dos jovens em toda a trama que é a inveja, em parte sinalizado pelas questões sociais, pois alguns são muito mais ricos que outros alunos da escola.  
Lina tem muita dificuldade em entender que o papel de Milene em sua vida, o que é razoavelmente explicado pelo fato de que a mulher engravidou de Linna quando tinha apenas 14 anos! 
Órfã de pai e renegada pelos avós; Coube a Milene praticamente criar a filha sozinha. 
Esse, aliás é um assunto muito delicado na trama, e que acabou por me despertar atenção, muito mais até que o tema bullying em si.
 Como adolescente que era, Milene nunca soube se impor como mãe, criando um tipo de fantasia em Linna de que Milena é como se fosse sua irmã mais velha. 
 Milene está vivendo, por sua vez, a expectativa da festa de formatura da filha ( como se fosse a sua própria festa...) e está tão concentrada em trabalhar como babá e juntar dinheiro para custear o evento que nem percebe o que está acontecendo com a menina bem debaixo do seu nariz!

"Faltavam menos de três meses para a minha formatura, mas eu não estava nem aí. Milena,ao contrário de mim, estava a mil, falando toda hora, tentando juntar grana dali, e grana daqui, mas eu confesso que estou sem o menor pique."

 Linna , sempre que está triste, se refugia na praia, num lugar escondido da vista dos turistas, se isola e nunca conversa aquilo que a aflige nem mesmo com os seus amigos. 

Um dia, na livraria, ela se depara com o menino mais lindo do mundo, o Enrico!E o menino passa a povoar as suas fantasias, ao lado do balé clássico e dos livros - suas duas paixões da vida. Linna sonhava todas as noites que era uma bailarina e se via como as bailarinas de Degas, como se fosse ela a Estrela principal dessa pintura.

O Balé Clássico

A Estrela- Degas preferia pintar as bailarinas durante os ensaios, exercitando ou até mesmo na entrada de um espetáculo. Essa com certeza foi uma grata exceção, quando registrou o esplendor de solo dessa graciosa bailarina.

A Estrela. Edgar Degas. 1877 – Pastel sobre Cartão (58x42cm) – Localização: Museu d’Orsay, Paris


Tanto Milene quanto Linna tem o mesmo gosto pelo balé, coisa que Linna não imagina sequer e quando ela finalmente entende que ambas não são, afinal, tão diferentes assim, a relação entre as duas parece se fortalecer . 
Milene teve algumas aulas de Balé mas interrompeu quando engravidou de Linna. 
Aliás, sonhos interrompidos parece ser o tema da vez: Florbela interrompeu a carreira  e se tornou professora de literatura; Milene nunca pode se relacionar com o pai de sua filha, e Linna acha que nunca terá dinheiro para ir ao seu baile de formatura!Até Enrico se mostra interessado na entojada da Mirella...ou será que não é bem assim como Linna pensa?  . 
Milene mantém a sete chaves um segredo: o nascimento de Lina. Embora a menina saiba que acontece algo e que foi rejeitada pela família materna, de seu pai Linna quase não tem nenhuma informação. Mas a garota em dado momento futrica nas coisas da mãe e é quando se depara com uma grande revelação que vai impactar toda a sua vida. Pensei muito se eu deveria ou não trazer o assunto para a resenha portanto vou deixar esse conselho aqui: 

 

 Um segredo entre nós 

Se você é tão curioso como eu e não liga a mínima para um spoiler- ao contrário, fica ainda mais motivado em saber COMO as coisas acontecem,então pode continuar lendo. Senão, é fácil, pula os parágrafos seguintes e volte a ler após a expressão "fim do spoiler", combinado?



💥ALERTA DE SPOILER💥

 

Bom, mas o que me leva a abrir esse tópico?
Linna não é Órfã, e esse é um segredo muito bem escondido. De repente Milene começa a sair e passar tempo fora de casa, o que é incomum. E , por sua vez, um estranho passa a perseguir Linna e em dado momento se oferece para dar uma carona à ela. 
Bem, ela decide confiar e vai com o estranho- a essa altura ela já sabe que o nome dele é João Pedro e reuniu provas de que não era alguém com más intenções-,  até uma sorveteria. O "estranho" parece conhecê-la bem, entretanto, e a presenteia com uma caixinha de música onde uma linda bailarina dança enquanto toca música .
Não quero me aprofundar muito em detalhes, mas em dado momento a verdade vem à tona quando ela lê as cartas e percebe que existia não apenas um relacionamento entre Milene e João Pedro ....

"Uma ideia maluca se formou em minha cabeça, e pensei em fazer algo que nunca fiz: bisbilhotar as coisinhas dela. Como eu odeio que mexam em minhas coisas! E eu sei que ela nunca fez isso. E mesmo assim eu me garanto, guardando meus tesouros muito bem escondidos no assoalho solto do meu quarto, atrás do armário. Então não quero fazer isso com ela, e de mais a mais, eu nunca desconfiei de nada errado'

 ....como  descobre que, na verdade, Linna é filha deles!

Chamo a atenção para o fato de Milena ter preferido dizer para a garota que o pai dela tinha morrido, no lugar de contar como ele demonstrou ser um inseguro "filhinho de mamãe" que não lutou por quem gostava poque a família dele não queria o relacionamento. Milene era classe média alta, tinha bom poder aquisitivo, portanto. Porém, nenhuma família apoiou o casal, muito menos a família de Milene. Não fica claro como ela conseguiu criar a menina, mas sabe-se que embora seja uma casa humilde onde mãe e filha moram, ainda assim há algum conforto, pois não falta o básico de subsistência e até permite ter um celular e outros pequenos mimos, tais como uma colcha de bailarina no quarto da adolescente e muitos livros. Claro que a garota precisa juntar dinheiro, até trabalhar como babá, mas o dinheiro é bastante para que seja investido em cultura. 

Outra questão é que  uma criança tem o direito garantido por lei de conhecer sua identidade. Assim como o Bullying é crime, não contar a identidade de um pai ou mesmo" criar uma mentirinha" chamada legalmente de alienação parental , dizendo  ele morreu para não falar a verdade e discutir relações familiares, pode ser um caminho fácil, mas nem de longe é o melhor para o adolescente e é também crime.

Como esse é um livro juvenil esse assunto foi pouco explorado, mesmo quando a verdade é revelada, a revelação é mais importante que as implicações que isso trará para a menina, e aqui esse tom fantasioso é de acordo com a faixa etária Young adult.  É só uma reflexão sobre o assunto e serve de alerta, quem sabe até poderá motivar importantes discussões entre adolescentes e adultos sobre tais temas levantados.

💥FIM DO SPOILER💥

 

Esse livro traz assuntos muito importantes e ainda que sejam discutidos de forma leve e delicada, é uma boa forma dos jovens entenderem como é difícil sofrer com o Bullying. Será que Linna vai conseguir superar tantas adversidades e Beijar o próprio ombro, num sinal de aceitação e amor próprio? Isso você terá que ler para descobrir!😉

           Curiosidades

 Jurerê  é uma praia e um Bairro situado em  Florianópolis .Dividido em duas partes, o Jurerê interacional é um lugar com muitas residências de alto luxo com grande empreendimentos. A outra metade do bairro é conhecida como Jurerê velho. O bairro fica entre as Praias de Canasvieiras e do Forte.

Jurerê internacional 

 


Praia de Jurerê

Beijinho no ombro  

A  expressão que foi usado como título desse livro surgiu a partir de um Funk de Valesca Popozuda e significa ter amor próprio.
Conheça a música que deu origem à expressão popular, no vídeo oficial abaixo:



❤❤❤

 Bom, essa foi a resenha de Beijinho no Ombro. Conte o que achou da resenha nos comentários e aproveita para conferir o livro!

 Link das fontes usadas na resenha.

 Fontes:https://arteeartistas.com.br/biografia-de-edgar-degas-e-principais-obras/

 Fonte:https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Jurer%C3%AA#

                                                           Michelle Louise Paranhos  

Comentários

  1. Adorei a resenha e já estou correndo para o Amazon baixar o livro. ❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  2. Aaaaa, adorei! Parece ser aquele livro perfeito pra curar ressaca ❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, é muito fofo e ainda traz assuntos super importantes, Eliza!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas