[ Debate ] Funções da resenha

Estou com problemas de conexão no Blog então, por algum tempo , não porei imagens nos textos.

   Antes mesmo  de entrar no tema desse debate, é importante definir o que é Resenha , quem faz a resenha e especialmente, para quem.
    Tenho pensado bastante no assunto nesses últimos tempos , em especial,  após o momento em que assumi uma nova função literária : resenhista.
    Como resenhista surgiu um questionamento que até então sequer passara pela minha mente:

" Qual será a real função de uma resenha?"

    Se eu fizer uma resenha de um livro e outro resenhista ler este mesmo livro,  na hipótese de  nós gostarmos do título em questão, nossas resenhas serão iguais e, sendo assim, o que minha leitura terá de diferencial  aos olhos do leitor que justifique a leitura da minha resenha ?

    E é assim , trazendo esses e outros questionamentos que abro esse debate!

              

   Todo mundo sabe ler , certo ?
    Em tese , desde que fomos alfabetizados, aprendemos a ler.
    Mas isso não faz de nós, ledores de fato .
    LER de forma consciente envolve muitos aspectos.
    Sendo assim , não apenas a Escrita como também a Leitura é considerada uma arte.

    Mortimer J. Adler  em seu livro A Arte de Ler define assim a arte da leitura :

" A arte de ler , em síntesecompreende as mesmas habilidades que a  arte da descoberta :  agudeza de observaçãomemória pronta,  fertilidade de imaginação e , por certo , uma inteligência habituada à análise e à reflexão ".

     Em tempos de resenha ser transformada em gíria da moda,  todo mundo hoje se tornou resenhista , não necessariamente de livros.

    Há resenhas de lançamento de cosméticos,  de festas , de filmes ...

     Com exceção do cinema - que aliás é uma arte irmã da literatura -, estas ditas resenhas buscam fazer uma leitura geral e resumir em poucas palavras o que aconteceu , finalizando com a opinião de quem experimentou a atividade .
    Tais resenhas são muito influenciadas pela credibilidade de quem resenhou , por sua influência social e não, necessariamente, por uma análise crítica fundamentada.
      Sendo assim , a resenha da gíria nem de longe pode ser a mesma da utilizada para resenhar um livro.
                  
      Uma  leitura aprofundada de uma obra literária requer variadas releituras , cada uma com uma função.

     Agora ,falando  de minha experiência pessoal ,  quando vou resenhar eu faço uma leitura inicial onde conheço a trama,  e na segunda leitura observo as construções,  desenvolvimento de personagens,  coerência e outros aspectos - os mesmos que procuro observar na fase de escrita de meus livros .
 
      Após a releitura,  sempre que possível,  releio trechos de outros livros de mesmo tema para confrontar as diferenças entre as obras,  buscó referências utilizadas pelo leitor .

      Nunca faço uma resenha logo após terminada a primeira leitura.
     Uma coisa que percebi na minha experiência como ledora e resenhista é que fazer resenha não se limita a "resumir em poucas palavras o que aconteceu e fornecer uma opinião sobre o assunto ".

                     ❤❤❤
     
    Já perceberam que alguns livros despertam em nós olhares diferentes com o passar do tempo ?
     Li e resenhei alguns livros que , passados alguns anos , mudei de opinião sobre eles . 
    Mas por qual razão,  já que as palavras permanecem as mesmas ali impressas ?
     Fomos nós quem mudamos  ao longo do tempo e não as palavras .
    Amadurecemos,  experimentamos vivências diferentes capazes de nós fazer compreender situações descritas pelo autor, que  muitas  vezes  de forma intencional,  não quis ser explícito,  recorrendo à escolha desta palavra ou expressão que melhor expressasse sua intenção.
      Outras vezes , porém,  nem mesmo o autor tinha a total consciência dessa escolha e ao  colocar de si no texto , recorreu à atuação de personagens para viver algo que julgava ser impossível ou não adequado na vida real .
     E um ledor crítico será capaz de captar essas nuances de informação da personalidade do autor - por mais que ele pretenda se anular para deixar sobressair narrador e personagens. 
    Aliás,  um livro memorável é aquele capaz de ecoar em nossa lembrança mesmo passado alguns anos de sua leitura e que ,ainda assim , permite novas releituras e novas descobertas a cada processo .

                ❤❤❤
    
  Enfim , esse assunto não se esgota nesse texto.
  Quero ouvir você!
  Como você entende o que deva ser observado ao resenhar ?
   E você, autor,  como recebe as variadas resenhas que recebe?

    Aguardo sua opinião! 
    Vamos conversar !

           ❤ até a próxima ❤
    

Comentários

  1. Que texto espetacular! Por isso quando opino sobre um livro deixo claro que não se trata de resenha, pois resenha e opinião são duas coisas bem diferentes. No entanto, vejo que o termo "resenha" se popularizou com outro significado.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, a resenha escrita por pessoas que não são profissionais da área acabam tendo um peso e influência pessoal delas na hora de escrever. E nossas impressões de uma mesma obra mudam ao longo do tempo pelo amadurecimento pessoal e intelectual, acredito que a leitura de várias obras ao longo do tempo vai amadurecendo nossos conhecimentos e como passamos a conhecer escritas diferentes vamos gradativamente determinando qual obra é melhor do que outra e logo, o que antes era considerado uma grande obra já não é mais.
    E a influência da pessoa que escreve acredito que depende muito do gosto dos leitores; no meu blog mesmo de tempo em tempos tem alguém comentando que vai dar uma chance uma obra que eu resenhei pois já leu outros livros que eu indiquei e gostou ou que viram que fiz uma resenha positiva de algum livros que eles gostaram.
    Andy -Blog StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário Andy.
      Bem -vinda ao Blog e ao bate papo !

      Excluir
  3. Amei o seu texto e reflexão sobre resenha que não é um resumo do livro como algumas pessoas pensam, é a opinião de uma pessoa sobre a obra e claro as resenhas de um mesmo livro são sempre diferentes, pois somos ledores e resenhistas diferentes.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  4. Mi, achei super interessante você levantar esse debate, acho que é algo válido mesmo. Algumas pessoas acham que basta a gente resumir a história, mas a resenha vai além disso.

    Parabéns pelo seu texto!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do seu texto. Me fez pensar e avaliar as palavras ressaltadas. Logo quandoncomecei o blog, imaginava que resenha era apenas um resumo do livro pois lia em muitos blogs dessa forma, mas com o passar do tempo percebi que precisamos expor nossa opinião, seja ela boa ou não. Gosto sim de relatar sobre o enredo e como foi a narrativa da autora durante a leitura. Acho importante ressaltar alguns aspectos e sempre dar a opinião de forma consciente.

    Parabéns pelo post.
    Beijos,
    www.psamoleitura.com

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Muito interessante sua opinião, eu sempre conheci a arte que faço como resumo, com minha opinião final, pelo menos foi assim que aprendi na escola, mas quando cheguei no blog o termo já estava gasto e assim ficou. Mas levando em consideração sua análise, ela faz muito sentido, porém não são todos os livros que teria condições de ler duas vezes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas