[Resenha] Milagre no Campo de Girassóis de Sandra Alves


Milagre no Campo de Girassóis de Sandra Alves é uma obra  no Gênero Realismo Mágico .
Com apenas 182 páginas, a obra traz uma narrativa densa, com diversas referências Bíblicas e o embate moral sobre o bem e o mal na pacata Vila dos Girassóis.

 Vamos conhecer mais sobre Milagre no Campo de Girassóis?


                                                        Sinopse

O profeta Malaquias se encontra sem memória, mas isso não o impede de iniciar seu ministério na Vila dos Girassóis. No entanto, o seu anjo da guarda tem outra missão para ele. Essa é uma história que fala de fé, milagres, vida e esperança mesmo quando estamos com nossas almas dilaceradas pela dor, pela mágoa ou por qualquer outro infortúnio.


                                                        Enredo

   A história inicia-se pelo prólogo, onde iremos conhecer as origens e infância marcada de infortúnios de  Quirino Lobo.

    O pai dele, Juvino, a mãe, Serena e o irmão Lúcio  e o próprio Quirino se  mudam para a pacata Vila dos Giurassóis, para um casebre pintado de azul, próximo à casa pintada de verde de Hélio Codeiro-onde se destacava um bem cuidado Jardim de Girassóis. O casebre será reformardo e se transformará numa bonita casa.

  Nesse momento, a autora Sandra Alves apresenta também a extensa família Cordeiro.
  Hélio Cordeiro se casou aos 18 anos com uma prima, conforme os costumes da região.
   O casamento e o nascimento do filho do casal quebrara a rotina de Hélio,mas essas alterações duraram pouco tempo..Viúvo, ele se mantivera solteiro desde que sua mulher falecera, há oito anos, um pouco depois do parto. 
 A  irmã de Hélio- Giselda-  tomava conta do jardim, do irmão e também do pequeno Salatiel -protagonista da trama-, recém-nascido até que o menino, misteriosamente, desapareceu.
 As famílias Cordeiro e Lobo se entrelaçam de forma irremediável quando Serena - infeliz no casamento-, se apaixona por Hélio e, durante uma briga com o marido, resolve inventar um caso extraconjugal.
    Juvino, tomado de fúria, mata a esposa e a joga num açude próximo a casa, invade a casa de Hélio, e o mata a facadas. Pega uma espingarda que teria sido do pai de Hélio e  se mata.

     A partir do primeiro capítulo, há uma passagem de tempo e encontramos Quirino já na meia- idade. Casou-se e agora vive sozinho com a filha Antonieta, desde que a sua esposa cometera sucídio.
 Ao sair do Banco da cidade, uma pessoa entra no carro dele e o pede para deixar o local. Quirino tenta explicar que não é um taxista, mas o homem o ignora e em dado momento, mostra uma mala cheia de dinheiro:

  "– O senhor pode sair do carro? Na rodoviária tem transporte... 
– Preciso que você comece a dirigir... agora... – o outro falou lenta e firmemente.
 Vendo que o homem não sairia do carro, Quirino fixou bem o seu olhar de fúria no estranho, ao que ele devolveu com um olhar sereno, pacífico, mas ao mesmo tempo misterioso. Quirino ficou com mais receio. Conhecia aquele olhar. Era um olhar de louco, talvez. Quirino já iria desviar o rosto e começar a dirigir, quando o desconhecido abriu a maleta preta e desgastada e fez um gesto com as mãos, imitando um mágico de circo, apresentando todo o conteúdo da valise. Quirino arregalou os olhos. Nunca tinha visto tanto dinheiro em sua vida. Dentro da maleta também havia uma Bíblia Sagrada católica, edição de luxo e capa preta. – Comece a dirigir! Serás bem recompensado. – Sim, senhor! – ligou o motor e o carro deu partida. Quirino não sabia o que pensar, então o que restava era obedecer. Perguntou para onde o homem queria ir. – O meu destino fica em tuas mãos. Ou melhor, nas mãos de nosso Senhor, Salvador e Criador Jesus Cristo. Creio que Deus te conduzirá e tu sabes onde devo ir. Preciso de um lugar recluso e silencioso, para oração e jejum durante sete dias. Lá Deus me mostrará o que devo fazer em seguida, de qual missão serei incumbido e como será meu ministério nessa terra sedenta. (...)Sou um profeta, aguardando minha missão. Deus me colocou acima de todas as religiões. Ele fala diretamente comigo através de sonhos, visões e profecias. E pode me chamar de Malaquias".

    Quirino então leva o Profeta Malaquias-   co-protagonista da trama-, até a Vila de Girassóis .
    Porque ele levaria um estranho para a sua cidade?
     Nem mesmo Quirino imagina a razão.
    Mas o fato é que ele leva o profeta até lá e o instala na antiga casa de Giselda, hoje abandonada.
    Eis que coisas misteriosas começam a acontecer e , em dado momento, Salatiel, morto há mais de 40 anos, aparece para o Profeta, cercado pelo jardim de Girassóis que ressurge como por um milagre. As flores, aliás, serão importantes em toda a trama e com suas sementes farão um óleo com o qual as pessoas serão ungidas , operando verdadeiros milagres.
     Malaquias emprende verdadeira jornada à procura de Salatiel e vai para uma cidade proxima, onde é acolhido por Bernardo e Míriam Quaresma.
 
                                                                     ❤❤❤
    O Realismo Mágico permeia toda a obra O Milagre no Campo de Girassóis, e realidade e ficcção se misturam em um só tempo, tornando mesmo impossível separar a realidade da fantasia.
 Não é um livro doutrinário, porém.
   Em nenhum momento a autora faz menção de convencer ao leitor sobre os milagres serem resultado de religiosidade.
  Tanto que há passagens de tempo e menções sobre Vidas Passadas (rencarnação) , o que não faz parte da doutrina católica. Por isso , ainda que aborde o tema Milagres, o livro permanece pertencente ao gênero Realismo Mágico.
    O que é milagre, o que é pura imaginação, o que é sonho e o que é realidade?
     Tudo isso está presente, lado a lado, neste enredo inusitado:

                                                                     ❤❤❤
"– Oi. – O menino sentou entre uma fileira de girassóis e outra em cima de um tronco de árvore. O profeta sentou no chão mesmo. O menino estivera chorando.
 – O que foi? Fizeram-te algum mal?
 – Hoje faz dois anos que meu pai foi morto. Mataram ele...
 – Nossa, sinto muito!
 – Eu não queria que o senhor me aparecesse mais. Minha tia acha que sou maluco. Sei que o senhor é apenas fruto de minha imaginação, mesmo assim parece que é de verdade e é meu único amigo.
 – Então eu tenho te aparecido. Pode ser que eu não seja real – murmurou o homem para si mesmo. – É apenas fruto de minha imaginação. 
– Tens certeza, menino? Não poderás estar enganado?
 Salatiel trazia um livro muito grosso de capa dura e preta. 
– Tenho dez anos e ainda não fui para a escola. Queria muito aprender a ler – ele abriu a Bíblia e olhou algumas imagens. 
– Meu pai ia embora daqui pra eu puder estudar, mas aí mataram ele – soluçou a criança.
 Malaquias queria entender o que acontecera consigo. 
Perguntou ao menino em que ano eles estavam e ficou bastante surpreso quando Salatiel lhe respondeu.
 Ele voltara no tempo 40 anos. Como isso era possível? E por que ele continuava com a mesma idade do presente? Quem seria aquele pobre menino no presente? Ele não conhecia nenhum Salatiel. E infelizmente sua memória não lhe ajudava. O seu passado era uma nuvem nebulosa, como um sonho. Nada era palpável".

                                                                               ❤❤❤

     As citações e passagens da história de Jesus aparecem em diversos momentos da trama e servem de referência e inpiração.
É Miriam que fala para Salatiel sobre a importância de um gato Amarelo, e assim descobre-se que a presença constante deste animal não será em vão.
Amarelo é um personagem coadjuvantes e  que será uma importante companhia para Salatiel durante toda a trama :.

  "– Tem uma história muito antiga que explica porque gatos amarelos tigrados tem esse M na testa.       Conhece essa história, Salatiel?
 O menino balançou a cabeça que não.
 – Pois bem quando Jesus andava pela terra e ainda era menino, teve uma noite que não conseguia pegar no sono. Então, chegou perto do Menino um gato igualzinho a esse seu, amarelo e tigrado. O gato se encostou nele e começou a ronronar. Jesus gostou muito do gato e logo adormeceu. Em sinal de gratidão por estar protegendo o seu filho Maria, mãe de Jesus, beijou o gatinho na testa. Com isso, apareceu a marca da letra "M" na testa do gatinho.
Dizendo isso, Miriam fez o contorno da letra M na testa de Amarelo. Era a primeira letra que Salatiel conhecia. Fora isso riu, pois achou a história muito linda."

     É interessante que Miriam conte essa história para Salatiel, porque ela - a mulher de Bernardo-, tem o mesmo nome ( Bíblico)  da  irmã de Arão e Moisés.
     Míriam aparece pela primeira vez no relato bíblico, cuidando do irmão menor junto ao Rio Nilo. Foi ela que agiu com sabedoria, ao perceber que a filha do faraó teve compaixão do bebê que acabara de ser encontrado dentro de um cesto , boiando no rio.
      O bebê era Moisés, seu irmão, que foi deixado no local de forma estratégica, para que a filha do faraó (acostumada abanhar-se naquele mesmo horário) o encontrasse, e quem sabe, o adotasse.De acordo com as escrituras, os planos de Deus nunca deixam de ser cumpridos, e os planos do Senhor não podem ser frustados. Um exemplo disso está neste relato onde apesar da posição totalmente contrária do faraó e de todo contexto desfavorável para a sobrevivencia de Moisés, o menino não somente viveu, como também foi criado no palácio, com acesso a cultura egípcia, e recebendo toda estrutura útil para o seu futuro, pois cerca de oitenta anos depois veio a libertar o seu povo de origem, da escravidão, a mando do próprio Deus.
     Míriam Quaresma também se apieda do pobre Salatiel. Ela já tem seus próprios filhos mas, ao lado do marido, aceita adotar o pequeno órfão.

   Através de  viagens no tempo, O profeta Malaquias revisita o passado da cidade de vila dos Girassóis e sabe em seu íntimo que sua missão é resgatar o pobre Salatiel.
    Mas se tudo isso pertence ao passado, como suas ações poderão modificar algo que já foi escrito?
    Em dado momento, O profeta consegue regatar Salatiel, e diz a ele para esconder de todos seu sobrenome Cordeiro.
     Ele passa a dizer que é avô do menino, mas acreditando que Malaquias é louco, Bernardo Quaresma intervém, e adota Salatiel que passa a se chamar Salatiel Quaresma
    Já crescido, Salatiel vê o profeta Malaquias desaparecer - literalmente, diante de seus olhos.
                                                                           
    Muitas reviravoltas surpreendem o leitor , assim como as índoles e as verdadeiras intenções de certos personagens só ficam claras com o desenvolvimento da narrativa, o que não permite que eu fale mais sobre o enredo sem dar spoiler.

   De qualquer forma, o que posso adiantar é que há na trama muitos "Lobos em pele de cordeiro".

  Conhecem essa expressão?👀
 
                                                                           ❤❤❤

                                                          Referências 

                                                         Lobo em Pele de Cordeiro




     A primeira fábula conta sobre um lobo que se disfarça com pele de uma ovelha foi escrita, no século XII, pelo retórico grego Nicéforo Basilakis, na sua obra “Progymnasmata” (exercícios retóricos).
 No prefácio, é apresentado o tema "Pode se ter problemas por usar um disfarce", que é seguida pela história ilustrativa:
'Um lobo, uma vez decidiu mudar sua natureza, alterando sua aparência, para, assim, ter comida farta. Ele vestiu uma pele de carneiro e acompanhou o rebanho para o pasto. O pastor foi enganado pelo disfarce. Quando a noite caiu, o pastor fechou o lobo no aprisco, com o resto das ovelhas. Como havia muros altos e uma única entada à frente, o rebanho estava bem guardado. Mas, querendo o pastor uma ovelha para a sua ceia, tomou a faca e matou o lobo.

    Entretanto, essa está longe de ser a única versão e sentido atribuído  à fábula. Outra forma de contá-la é baseada no Evangelho.
. A expressão “lobo em pele de cordeiro” tem origem numa frase de uma parábola de Jesus, proferida no Novo Testamento: «Cuidado com os falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores» (Mateus 7:15).

Esta passagem refere que a verdadeira natureza é revelada pelas ações:
 "Pelos seus frutos os conhecereis» (Mateus 7:16)".

 Nos séculos seguintes, a frase foi usada muitas vezes nos escritos latinos dos Padres da Igreja  e, mais tarde, na literatura vernácula europeia . Surgiu também um provérbio latino que diz: “Pelle sub agnina latitat mens saepe lupina” (Sob uma pela de ovelhas, muitas vezes se esconde uma mente de lobo).
 Embora, nos tempos modernos, a história de um lobo disfarçado de ovelha venha sendo contada como uma das Fábulas de Esopo, não há registro de uma fábula exatamente com este tema, antes da Idade Média. Porém já havia fábulas gregas anteriores a Esopo, nas quais a parábola evangélica poderia ter sido baseada.

Foi  atribuído a Esopo um conjunto de pequenas histórias, de carácter moral e alegórico, cujos papéis principais eram desenvolvidos por animais. Na Atenas do século V a.C., essas fábulas eram conhecidas e apreciadas.
Não há como se precisar a origem de Esopo. Certo é que ele morreu em Delfos, tendo sido executado injustamente, segundo descreve Heródoto.

As fábulas de Esopo e outras possivelmente a ele atribuídas foram reunidas pela primeira vez por Demétrio de Faleros, no início do século III a.C..
As fábulas que foram são atribuídas a ele sugerem normas de conduta que são exemplificadas pela ação dos animais (mas também de homens, deuses e mesmo coisas inanimadas).
 Esopo partia da cultura popular para compor seus escritos. Os seus animais falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons, exatamente como os homens. A intenção de Esopo, em suas fábulas, era mostrar como os seres humanos podiam agir, para bem ou para mal.

                                                                    Quaresma 


O Tempo da Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, sendo celebrado por algumas igrejas cristãs, dentre as quais a Católica, a Ortodoxa, a Anglicana, a Luterana. A expressão Quaresma é originária do latim, quadragesima dies.
A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, anterior ao Domingo de Páscoa. Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.
Na Bíblia, o número quarenta é bastante frequente, para representar períodos de 40 dias ou quarenta anos, que antecedem ou marcaram fatos importantes: 40 dias de dilúvio, quarenta dias de Moisés no Monte Sinai, 40 dias de Jesus no deserto antes de começar o seu ministério, 40 anos de peregrinação do povo de Israel no deserto.

Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias e foi assim que surgiu a Quaresma.

   Na trama de Milagre no Campo de Girassóis, a única coisa que Malaquias se recorda é que vagou no deserto para quarenta dias antes de se perceber entrando no táxi de Quirino. Além disso, ele fará diversos jejuns e terá visões em decorrência desse período de vigilância espiritual.                                                           

                                                              Profeta Malaquias


    O Livro de Malaquias é um livro profético que faz descrições que mostram a necessidade de reformas antes da vinda do Messias.
 
    Por ser um livro curto e de acordo com a catalogação, Malaquias é o último dos profetas menores, tendo sido escrito por volta do ano 430 a.C., sendo que o seu nome não é citado em mais nenhum livro da Bíblia.

      O profeta Malaquias foi contemporâneo de Esdras e Neemias, no período após o exílio do povo judeu na Babilônia em que os muros de Jerusalém tinham sido já reconstruídos em 445 a.C., sendo necessário conduzir os israelitas da apatia religiosa aos princípios da lei mosaica.

   Os temas tratados na obra seriam o amor de Deus, o pecado dos sacerdotes, o pecado do povo e a vinda do Senhor.

Nas últimas linhas deste livro do Antigo Testamento bíblico, vemos uma exortação de Deus às famílias: "converter o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos seus pais". No término do livro de Malaquias convida-se ao arrependimento da família como alicerce da sociedade..


                                                               

                                                                  Anjo Salatiel



Salatiel (em hebraico: שאלתיאל, Oração a Deus, Salatiel) ou São Salatiel é um dos sete arcanjos ortodoxos que têm a sua aceita pela Igreja Ortodoxa (em russo: Архангел Селафиил, Arcangel Sielafiil, Arcanjo Salatiel). 
Ele é relatado por estar sempre orando à Deus e orando pelo bem, salvação e saúde das pessoas em Terra. Salatiel não é relatado na Bíblia ou qualquer livro canônico, mas é relatado no Terceiro livro de Esdras ou Esdras III, um livro apócrifo:

E foi na segunda noite que me veio Salatiel, o líder do povo...

Segundo a crença ortodoxa Salatiel seria o Anjo do Senhor não identificado que apareceu a Agar quando esta estava vagando triste pelo deserto e orou ao Senhor, Salatiel então lhe aparece:

“O Anjo do Senhor, encontrando-a no deserto junto de uma fonte que está no caminho de Sur, 8disse-lhe:``Agar, escrava de Sara, donde vens? E para onde vais?``. ``Eu fujo de Sarai, minha senhora``-respondeu ela. 9``volta a tua senhora``-respondeu o anjo do Senhor- e humilha-te diante dela. ``10E ajuntou:``Multiplicarei tua posteridade de tal forma, e será tão numeroso, que não se poderá contar``. 11 Disse ainda mais: ``Estás grávida, e vais dar à luz um filho: darás a ele o nome de Ismael(Ismael significa: Deus ouve), porque o Senhor te ouviu na tua aflição. 12Este menino será como um jumento bravo: e a sua mão se levantará contra todos e a mão de todos contra ele. E levantará sua tenda defronte de todos os seus irmãos``.


                                                                        ❤❤❤

Milagre no Campo de Girassóis é um livro bastante intenso, com passagens que levam à profunda- e por vezes difícil-, reflexão  .

 Há várias críticas sociais em toda a obra, tais como:
A pobreza extrema levando à condições insalubres de certas regiões do nordeste brasileiro ; a forma como se trata doentes mentais pela própria família- muitas vezes o primeiro e mais preconceituoso grupo social agindo contra o enfermo ;  as deturpações dos valores morais na sociedade atual.

É um livro com diversas referências e a presença de vários personagens .
As passagens de tempo requerem uma atenção maior do leitor para perceber o tempo da narrativa .

Milagre no Campo de Girassóis conduzirá ao leitor por caminhos além da imaginação e despertará uma mensagem espiritual muito importante para esses dias conturbados em que vivemos.

Não é um livro para puro entretenimento- ao contrário.
A mensagem  mexe, e muito, com nossas convições.
Será que estaríamos hoje, preparados para reconhecer Milagres?
Se alguém falasse hoje no poder dos milagres, o chamaríamos de louco?

Embora sua linguagem seja simples e direta,  alerto ser este um livro que não é aconselhado para todos os públicos, por fazer alusão ao suicídio e pelas fortes impressões que certas passagens podem causar em leitores mais sensíveis. Falo aqui expressamente na forma com a qual o personagem Lúcio ( irmão de Quirino), até então considerado esquizofrênico, era tratado pela família- todas pessoas consideradas de " boa fé" e injustiçadas. E também  a ( uma das) mortes de Amarelo- o gato de Salatiel- uma morte bastante cruel.
E, ainda assim, recomendo muito a leitura !
Com certeza,  este um livro para ler...e reler, muitas vezes!
Vale a pena conhecer a mensagem dessa história inspirada e....Inspiradora!

As referências para essa resenha foram pesquisadas em diversas fontes, como site da Bíblia comentada Online, Wikipédia e Alto Astral. ( na matéria https://www.altoastral.com.br/arcanjo-salatiel-igreja-ortodoxa/)
                                                                    ❤❤❤

Atenção leitores do Blog!  👀
 Milagre no Campo de Girassóis de Sandra Alves estará disponível gratuitamente dias 5 e 6 de Janeiro de 2019 .
 E também já está disponível para leitores do Kindle Unlimeted.

👉Atenção ao link na AMAZON:

https://www.amazon.com.br/Milagres-campo-girass%C3%B3is-Sandra-Nascimento-ebook/dp/B07J34TPHM

E essa foi a primeira leitura do ano de 2019! Gostaram?

                                                         ❤ Até a próxima!❤




Comentários

  1. É normal chorar com uma resenha? Muito obrigada, Michelle! Eu fico muito feliz por ter se emocionado com a história. É nessas horas que vejo que todo o esforço para escrever vale a pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz mesmo que tenha gosado Sandra! Uma grande alegria poder ler e resenhar um livro tão rico omo esse, que muito me acrescentou como resenhista, como leitora e como pessoa. Vou guardar com carinho essa história na minha memória. Parabéns!

      Excluir
  2. Olá!
    Esse livro me pareceu um tanto complexo, para ser lido com calma. A história passa muitas reflexões importantes. Não é o tipo de leitura que costumo realizar, mas já garanti meu e-book. Que bom que você apreciou a leitura!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila Soares! A leitura é bem fluida e as referências depende muito de quem ler querer se aprofundar nas reflexões.
      A história ,entretanto, vale muito a pena.
      Você vai gostar !

      Excluir
  3. Oi Michelle.

    Eu não conhecia este livro e pela sua resenha, ele parece ser bem interessante. Vou adicionar na minha lista, porque tem momentos que gosto de leitura com profundas reflexões. Será uma ótima leitura para esse momento.

    Bjos
    https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi kênia a história é fluida .
      A mensagem traz muitas reflexões mas como história ela é bem simples de ler. Vale a pena viu? Brijos e obrigada por seu comentário.

      Excluir
  4. Oiii, eu não conhecia esse livro, achei a história interessante. Gosto de leituras complexas, que nos fazer reflexões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mara! E essa é assim mesmo.Como leitura a trama é simples , mas as conexões usadas pela autora são muito ricas .
      Mas se a leitura for feita de forma simples ,ou seja, sem as conexões, .a trama permanece muito interessante.
      Vale muito a pena ler !

      Excluir
  5. Oiee ^^
    Eu também não conhecia esse livro, mas fiquei bastante surpresa de ver que essa história toda coube em poucas páginas...haha'
    Parece ser mesmo muito intenso, fiquei chocada já no começo da resenha, quando o marido assassinou a esposa, o suposto amante e se suicidou :/ Sua resenha ficou bem completa, adorei ver as referências ♥
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ainda não conhecia essa história e achei interessante as reflexões e suas referências, além da própria história. É um prato cheio para quem gosta de se aprofundar em pesquisas, né?
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas