{Resenha} Allegra-antes do play de Andreia Evaristo


Uma releitura de Cinderela como você nunca leu: os títulos de capítulos desse conto de fadas moderno são versos das músicas do Rei do Rock; nossa Cinderela é uma  jovem editora de vídeo e aspirante a escritora e o príncipe encantado atende pelo curioso codinome de MosqueteiroZ 😁!Curtiu?
Então, venha se encantar com essa história❤
 

Esse livro foi o primeiro livro lido na leitura coletiva do Clube do Nacional 2022. Caso queira se juntar ao grupo, basta pedir para incluir seus nomes no comentário ao fim desse post!
❤❤❤
Allegra Presley é o pseudônimo de Allegra  Meneghini , um jovem de apenas 19 anos. Ela adotou esse pseudônimo em homenagem à mãe, que era fã do Rei do Rock, Elvis Presley. Mais que o nome, ela assumiu também as roupas da década de ouro do rei, os anos 50 e 60, e aprendeu a costurar para fazer os próprios vestidos cheios de estilo! 

"De todos os contos de fadas,tenho certeza, por mais clichê que possa parecer, eu sou a Cinderela. Estou sempre à margem, escondida entre borragens e trapos, acompanhada de sombras e sobras.Falta-me mãe, falta-me pai, falta-me coragem de tomar o rumo da minha própria vida(...) Triste destino o meu.Não há fada madrinha em minha vida, embora haja borralhos pelos cantos da minha existência. Tenho medo de sonhar"

Allegra tem uma mãe, ou melhor dizendo, uma madrasta, que é uma verdadeira megera, a Maura, e duas meia-irmãs gêmeas, Melissa e Pam. Maura cuidou de Allegra quando o seu marido, que já era viúvo ao se casar com ela e pai de Allegra,veio a falecer. 

As gêmeas possuem um canal no Youtube onde fazem de tudo um pouco, o Be Twins . Allegra é a editora do canal,filma, edita, faz de tudo um pouco. E mesmo assim, não é reconhecida pelas irmãs e tampouco pela madrasta, que explora não só o sucesso do canal das filhas, como o trabalho de Allegra.

Verônica é muito mais que sua amiga, é sua fada madrinha, e lhe dá conselhos, puxões de orelha e até comete a loucura de pegar um livro da Allegra, e dar um jeito de postar em um concurso.

 Allegra até então publicava suas obras exclusivamente no wattpad, de forma gratuita, pois acha que ninguém pagaria para ler seus escritos. assim como acha que será incapaz de conquistar um príncipe por ser baixa, gorda e branquela, o oposto da beleza das meia- irmãs, altas, negras e bonitas.

 Verônica coloca o livro da amiga, "Elefantes não sabem voar", na Amazon  inscreve num concurso no youtube, patrocinado pelos YouTubers descolados, Os MosqueteiroZ, que promoveram um concurso "seja a melhor versão de você mesmo", concurso para o qual  Allegra terá que fazer um vídeo arrebatador ....para as gêmeas ganharem o prêmio!

Aliás,essa é uma parte interessante do enredo: um dos "mosqueteiros" assina um e-mail para Allegra usando o pseudônimo de Orfeu, e o mistério da identidade de Orfeu é mantido até o terço final da obra, e foi muito interessante tentar adivinhar a identidade desse personagem; 

Confesso que minha aposta inicial era sobre o mais popular, pois achava que era o popular que se escondia atrás da identidade de um poeta apaixonado. Mas, não vou contar para você se acertei- ou não- essa aposta, você terá que ler para descobrir!😆


Mito de Orfeu e Eurídice

 Além de poeta, Orfeu do mito era músico e cantor. Seu pai lhe presenteou com uma lira, o que o transformou num dedicado músico. Assim, quando a tocava, qualquer pessoa ficava encantada e tranquila com sua melodia. Além de seres humanos, os animais e a natureza no geral (árvores, rios, lagos, etc.) ficavam fascinados ao som de suas notas.

Perdidamente apaixonados, Orfeu e Eurídice resolveram se casar. No entanto, pouco antes do casamento, Eurídice foi mordida por uma cobra, ao tentar fugir de um admirador, Aristeu, o que acarretou em sua morte.

Desconsolado, Orfeu resolveu descer ao mundo de mortos e pedir a Hades, deus dos mortos, e sua esposa Perséfone, sua amada de volta.
Comovidos com a história e extasiados com sua música de sua lira, ambos resolveram devolvê-la ao seu amante com uma condição: que não olhasse para seu ela até eles chegarem ao mundo superior.
Ao sair do mundo dos mortos, e desconfiado do acordo com o deus do mundo inferior, resolveu olhar para trás e conferir se sua amada o seguia. Ao desobedecer Hades e Perséfone, Eurídice foi levada ao mundo dos mortos, sem previsão de volta.


Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço

Allegra se sabota em  cada página do enredo. Embora exista todo um discurso de representatividade, trazido na ponta da língua, a verdade é que ela é a expressão do " Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço". Ela fala contra a gordofobia de um lado, para logo ali em diante, falar como é feia por ser gorda. É uma escritora apaixonada, escreve regularmente em uma rede social para escritores, mas acha que ninguém a leria em uma plataforma de venda de livros porque ninguém a consideraria uma escritora digna. Fala mal e com certo desprezo de Youtubers mas não só passa a se envolver afetivamente com um como usa uma plataforma virtual para guardar todo seu passado com a mãe, o diário e lembranças, além de escrever regularmente no wattpad. É estilosa, costura as próprias roupas cheias de estilo, mas se comporta como se andasse em andrajos.

 Em dado momento, ela fala de si mesmo que estava se comportando como se fosse uma adolescente... e não uma mulher adulta!A questão toda que boa parte dessa instabilidade de Allegra é sim, porque ela é uma adolescente. É curiosos como muitos jovens dessa faixa etária se esquecem que 18 anos é ainda um adolescente sim, talvez com mais responsabilidades, inclusive legais, do que na primeira fase da adolescência, dos 12 aos 18 anos. Os adolescentes de 18 anos ainda são inseguros, voláteis e maleáveis, pelo menos, muito mais que os adultos, com vícios cristalizados pelo tempo e pelo hábito.

Mesmo Darta com seu perfil galanteador ou as gêmeas deslumbradas pela fama repentina com o canal, tudo isso ainda pode mudar com o passar dos anos. Porém, muitas escolhas feitas nessa fase trazem consequências muitas vezes difíceis de lidar.

Há muitas questões para se comentar nessa obra, mas queria salientar duas questões em especial:

Maura é um megera? Para mim, Maura é uma incógnita. É uma mulher que aceitou cuidar de um filho de seu marido com a primeira esposa, e mesmo após sua morte, ainda cuida da enteada. Allegra poderia tomar uma atitude e sair dessa dependência, mas Maura e ela tem uma relação simbiótica: Uma precisa da outra. Maura, sozinha, é incapaz de cuidar das necessidades das filhas e Allegra, sozinha, se mostra incapaz de cuidar de si mesma. Ela tem um papel relevante na vida de Allegra , apesar de tudo.

Verônica é a fada madrinha? Sim...mas, tal como no conto, ela põe limites para os sonhos da sua protegida, pois seu encanto tem hora para acabar; Ou Cinderela vive seu sonho até meia noite, ou terá sua carruagem transformada em abóbora, vestido de baile transformado em farrapos e os cocheiros da carruagem, vão virar ratinhos!

Verônica empurra Allegra em tomadas de decisão,mas não respeita o tempo da amiga, e toma atitudes em seu nome, quase como se dissesse que, se dependesse de Allegra, nada na vida da amiga se resolveria. Ainda que com boa intenção, Verônica também sabota a estima da amiga, é um discurso contraditório, que ao mesmo tempo que incentiva diz que não considera a a amiga capaz de resolver a própria vida.

Ah! por último, o que esconde o subtítulo "antes do play?" Allegra é aquela que está por trás das câmeras, antes de dar play nos vídeos!

Gostou da resenha de hoje e conhecer um pouquinho mais sobre essa obra incrível? Então deixe seu comentário ao final do post e até a próxima!

Michelle Louise Paranhos

Comentários

  1. Michelle, agradeço imensamente a leitura tão criteriosa e profunda de Allegra. Já te disse isso uma vez e vou repetir aqui: ler o próprio livro pelos olhos do outro é sempre um exercício de (re)descoberta.
    Fico feliz que a leitura tenha agradado, que tenha suscitado tantas questões a serem analisadas.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas