Gênero: Drama, Paranormalidade, Realismo mágico, Ficção Histórica, Romance new adult
Divisão: são 41 capítulos, divididos em 3 partes: Parte 1 - O desespero 2- Ascensão 3- Queda.
🏆 VENCEDOR DO WATTYS 2021 na categoria PARANORMAL 🏆 Conteúdo Adulto (+18). Em Nova Orleans tem de tudo. É lar de gente sem medo de viver, com rock alto e jazz melancólico de trilha sonora. É onde os sonhos moram, as ideias nascem, os amores afloram... A maldade persiste. É lar também de fantasmas. Reais e imaginários...
Link: https://www.wattpad.com/story/232611293-icarus-entre-o-sol-e-o-oceano
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Thalassa D' Angelo , 25 anos, é uma jovem ítalo-americana,de pele morena e cabelo no estilo afro. Deixou a vida nos EUA para tentar a sorte na Itália. Agora, a jovem é a dona da Galeria Morelli, em Florença.
No início da trama, ela havia sofrido um acidente de carro há seis meses, tendo que ser cuidada pela mãe durante dois complicados meses de reabilitação; ainda não está 100% recuperada, longe disso: está ainda às voltas com medicação e eventuais ataques de pânico, que ela não tem certeza de que provoca ou são resultados das alucinações- ou seria um caso de mediunidade latente? Ou as duas coisas? Quem pode afirmar?
Desde pequena Thalassa vê e escuta fantasmas e , bom, naquela época ainda não vivia bêbada.
Sozinha no apartamento, pois a mãe retornara para Manhathan, Thally se diverte conversando com as amigas Nora Lockhart (em Los Angeles),e Olívie Kalamari em Manhathan, através do Skype.
Filha de uma socialitè de Upper East Side, Thalassa um dia se embebedou e decidiu se atirar na frente de um carro.... Pelo menos, é o que dizem às suas costas, inclusive na sua galeria e que tudo o que resultou desse ato, fora causada por ela mesma, que o "acidente"não passou de um atentado contra a sua própria vida.
A amiga Olive que comenta que vai ter que viajar para tomar conta da casa de jazz do seu irmão, Ícaro, enquanto este está numa turnê. E chamou Thalassa e Nora para irem para Louisiana com ela, numa viagem de férias!
Nicole, a mãe de Thalassa, não foi sempre uma socialite. Seu marido, Remi,já alcançara sucesso com seus livros e ele e Nicole fizeram uma viagem para comemorar esse sucesso literário aos EUA; se apaixonaram tanto por Nova York que resolveram largar a Itália para tenta a vida na América do Norte. E foi lá, em Los Angeles, que a sua Carino - apelido carinhosos como o pai chamava sua pequena Thalassa, nasceu, no dia 22 de Abril de 2005.
O nascimento de Thalassa é uma cena interessantíssima, mas falar sobre ela tiraria a magia da cena; é uma cena linda, para ser lida e sentida em sua intensidade.
O que posso afirmar aqui, sem medo de dar spoiler, é que essa cena explica a razão pela qual a jovem é chamada por seus amigos fantasmas por " beijada pelas ondas".
Além disso, esse peculiar apelido também explica o dilema de Ícaro, mencionado no título, "Entre o sol e o oceano",onde sol é a sua ex-esposa e o Oceano, Thalassa.
Após a trágica perda de Remi, Nicole acaba por sucumbir aos holofotes, e retorna para a Itália, levando com ela a pequena Thalassa. Já para a menina, é a perda do pai que parece lhe despertar uma mediunidade latente. Desde então, a jovem tem dificuldades em perceber o que está vivo nesse mundo...ou apenas em outro!
A jovem decidiu abrir mão da sua herança após uma terrível briga com a avó materna, Ceci, viúva e que deserdara a filha única após Nicole,fugir com um escritor(Remi) para Sicília. A briga com a avó aconteceu seis meses antes de Ceci falecer; briga esta motivada por, nada mais, nada menos, que a inveja que Thalassa sente de Ícaro, despertada por uma reportagem em que o jovem astro do rock falou da carreira como músico, e seu início promissor sem ajuda de pais ricos.
Ansiosa por demonstrar que também ela seria capaz de vencer sozinha na vida, sem a ajuda financeira da avó, resolve abdicar de todos seus direitos de herança, mas a realidade a fará rever esse posicionamento.
Os pontos de vista da trama se alternam-ainda que o foco maior esteja em Thalassa que em Ícaro, em especial na primeira parte, quando se define os principais conflitos dos personagens e faz as apresentações dos mesmos.Não é apenas uma impressão e a razão disso faz parte de mistério da obra. Com a alternância de ponto de vista conhecemos os dramas internos e situações que ocorrem sob o olhar de cada protagonista.
Agora conhecemos o jovem astro do Rock, Ícaro kalamari . Dono de uma casa de Jazz, o irmão de Olive e a jovem Thalassa não se dão nada bem!Mesmo assim, e ainda que a contragosto, a galerista e as amigas aceitam passar uma temporada na casa dele em Lousiana, enquanto Ícaro está, supostamente, viajando em uma turnê.
Ícaro também estava vivendo seu inferno particular: descobriu nódulos em suas cordas vocais, e precisa lidar com a irreparável perda de Sol; Solares- sua esposa , sua amada Sol.Ele fora incapaz de demonstrar o quanto a amava até ser tarde demais. Por conta da descoberta do quadro de saúde de Ícaro, Carol , sua assistente e ex-cunhada, encurta a duração da turnê , o obrigando a retornar para casa antes do previsto, sem contar nada para ninguém.
É assim que Ícaro reencontra Thalassa bem no meio do seu apartamento enquanto ela dançava, despreocupada, sem saber da presença do rapaz. A jovem que está diante dele era a mesma Thalassa que um dia fora o grande amor de sua vida, quando ele era ainda um adolescente e a tragédia pela perda de Sol não se abatera sobre ele.
Esse amor platônico, aliás, foi o estopim de tudo que se sucedeu sobre a vida de Thalassa- embora ela não saiba disso. Por raiva de não ser correspondido, alguns anos atrás Ícaro espalhou o boato de que Thalassa via os fantasmas,e tudo começou a dar errado na vida dela a partir de então.
A respeito da mediunidade, Thalassa convive com esse dom-embora julgue que isso não seja, de fato, um dom-, de uma forma muito peculiar pois os fantasmas se tornam seus amigos e, até certo ponto, confidentes, como aconteceu com Aidan.
"Os fantasmas presos na umbra do mundo não tinham regras.A umbra era um lugar ingovernável e lá reinava a lei do mais forte. Thalassa sabia que às vezes Aidan sumia porque estava fugindo de espectros que o reivindicavam como súdito. Mas ele não queria ser servo de ninguém, não fora em vida,não o seria na morte. Então, tinha que despistá-los"
Há ainda interessante toque de realismo quando a autora traz histórias reais da assombrada New Orleans e adiciona "acontecimentos" ao enredo de forma muito peculiar.A pesquisa desses fatos históricos foi tão bem executada que traz à tona até mesmo a personalidade desses personagens célebres, como quando menciona Pierre.
"__ Consegue me ouvir? ele perguntou afoito.
__ claro que consigo, posso te ver também.
__ Normalmente o seu tipo não consegue esse feito. mas a senhorita com certeza não é como os outros. --ele a avaliou.
(...) __ Permita--me que me apresente: sou Pierre Antoine Lepardi Jourdan"
Assim que conhece Pierre, Thalassa é misteriosamente transportada para Missouri. É quando Aindan aparece para Olive, se materializando para a amiga de Thalassa, no meio da madrugada, dizendo onde a jovem galerista está.
Olive, por sua vez, acorda Ícaro e eles vão buscá-la.
Thalassa nem imagina como saiu da cama onde dormia em Louisiana, no solar de ícaro, e foi parar no Missouri, assim como não sabe como está toda molhada das águas da praia . Só sabe que está com muita fome, com frio, toda molhada de água salgada e em seus braços apareceu misteriosas tatuagens com texto em grego!
A partir daí, a mágoa que ambos nutrem um pelo outro parece diminuir pouco a pouco e em breve, um sentimento arrebatador aparece entre o casal.É quando Ícaro procura por respostas do que acontece com Thalassa, que tem comportamentos cada vez mais bizarros; mas um gato-isso mesmo, um gato, autointitulado Ambrose!-,avisa Thalassa que se seu anjo Ícaro descobrir a verdade, o cantor por quem está perdidamente apaixonada, ainda que não admita isso nem para si mesma, estará condenado à morte.
Um toque de fantasia....
Tanto Thalassa como Ícaro, a irmã dele,Olive e os demais personagens dessa trama, são jovens na casa dos 25 anos/30 anos.
É bem verdade que o livro se passa entre Europa e América do Norte, onde os costumes são bem diferentes do nosso, e que, muitas vezes, os jovens saem de casa aos 16 anos para fazer faculdade e já não retornariam para a casa- e domínio-, dos pais.
Isso justifica, em parte, uma jovem de apenas 25 anos já ser tão bem sucedida- ao menos profissionalmente pois, desde os 15 anos já viaja sozinha por todo o país, sem dar satisfação a ninguém,e onde com tão pouca idade já se tornou galerista famosa.
O mesmo acontece com Ícaro, que na mesma faixa etária, é um bem sucedido cantor e dono de uma empresa, um estabelecimento com fama consolidada na área musical.
Porém, nós , leitores acostumados a ler tramas que se passa em outros países, aos poucos introjetamos para nós uma realidade que está muito fora de nossa vivência; aqui no Brasil, uma jovem de 15 anos dificilmente viveria toda essa liberdade para viajar entre os estados, nem teria alcançado tamanha projeção financeira e profissional aos 25.
Faço esse apontamento por ser esse um livro do estilo New adult ( jovens adultos) onde temas mais obscuros, tais como drogas e violência , são debatidos com maior abertura, por serem voltado para um público na fase inicial da vida adulta.
Ainda assim, o enredo traz ainda um quê de adolescência nas páginas, um tanto de fantasia, ao mostrar jovens de tão pouca idade como vencedores, numa faixa etária em quando muitos mal saíram da faculdade e, se muito, estarão indo para as baladas sextas e sábado à noite, com seus(suas) namorados (as).
Atualmente, vivemos a realidade dos adultescentes - um fenômeno a nível global e não apenas em nosso país- onde jovens de 25 a 40 anos ainda não saíram casa dos pais.
Os jovens de melhor poder aquisitivo adiam a saída por terem receio de não conseguirem manter o padrão a que estão acostumados e os de menor poder aquisitivo, por terem certeza do alto custo de viverem sozinhos e que a composição das rendas de familiares facilita a vida financeira. Pouco importa a realidade social, fato é que os adultescentes ainda se sujeitam a certas regras como filhos, afinal, ainda não têm total responsabilidade por suas escolhas de vida.
"Nos anos 50 e 60 um descontentamento bem particular atravessou o Ocidente. As classes médias, embora prosperando, se preocuparam com a ameaça de sua progressiva uniformidade: a dita massificação. Era como se os cidadãos do Ocidente receassem uma volta sub-reptícia da sociedade tradicional, em que o campo das escolhas e dos possíveis se reduziria, em que a vida seria a mesma para todos e prevista de antemão. A reação foi justamente uma valorização da adolescência como imagem e garantia de liberdade, como tempo de livre escolha, de acesso aberto a uma diversidade de identidades possíveis.
Nosso ideal educativo passou a prezar a independência do jovem mais do que sua eventual obediência. Em suma, a época e a cultura precisavam de rebeldia. Desde então a adolescência invadiu a cena social. Sua duração cresceu violentamente. A escola obrigatória e aconselhada empurra o fim da adolescência para os 30 anos.(...).O adolescente portanto é o herói para todas as estações .Aliás, o que define o adolescente não é mais sua idade. Se Leonardo DiCaprio (e não John Wayne ou Cary Grant) é o herói contemporâneo, não é por causa de sua idade ou de sua beleza de efebo. DiCaprio em "Titanic" e Matt Damon em "Good Will Hunting" são heróis não por serem jovens, mas por estarem suspensos e flutuarem no campo aberto dos possíveis. De braços abertos para o futuro, erguidos na proa do navio, eles estão adolescentes."( in Adultescência-Contardo Caliggaris)
Mais até que o tom sobrenatural da obra e da menção de mediunidade e paranormalidade, o que considerei o tom mais fantástico se refere mesmo a essa questão da faixa etária dos personagens, em especial, dos protagonistas e seu estilo de vida e comportamento.
...e outro toque de Realismo!
Pode parecer estranho, mas a fama de cidade mal-assombrada é parte do encantamento que Nova Orleans desperta em seus visitantes. A cada canto que se ande , há um lugar repleto de histórias com acontecimentos bizarros.
A maioria dos personagens de Ícarus -entre o sol e o oceano, são fictícios, mas alguns deles foram baseados em histórias bem reais- se é que se pode dizer assim, visto o ar tão sobrenatural que tem por trás dessas tramas.Tal como aconteceu com o Pierre.
Uma das mais famosas histórias é a de um restaurante localizado na Jackson Square, o Muriel’s. A enorme propriedade foi comprada por um homem chamado Pierre Lepardi Jourdan, um bon-vivant que adorava festas, bebidas e jogatina.
Em 1814, Pierre perdeu a mansão em um jogo de pôquer.Desesperado, acabou cometendo suicídio.Ao longo dos anos, a casa foi vendida inúmeras vezes e foram várias as tentativas de transformá-las em um estabelecimento comercial, no entanto, nada dava certo pois fenômenos inexplicáveis aconteciam no local diariamente.
Um dia, um paranormal foi contratado pelo atual proprietário e passou uma solução bastante simples para solucionar a questão.
Desde então, todos os dias os funcionários do restaurante preparam uma mesa com vinho, pães e velas especialmente para o fantasma.
Segundo informações, pequenos incidentes ainda acontecem, como coisas que mudam de lugar da noite para o dia, mas no geral o restaurante funciona normalmente.
Pessoas mais ousadas inclusive podem reservar a mesa especial de Pierre e comer na companhia do fantasma. A mesa fica em um espaço separado no restaurante e é possível observá-la da rua através de uma porta de vidro.
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Com um toque sobrenatural e fantástico, os personagens de Ícaus- Entre o sol e o oceano são bastante humanos, bem construídos e que amadurecem ao longo da trama; por fim, a obra flerta com a ficção histórica, ao falar de personagens reais, ainda que de forma romanceada, e os cenários são retratados mostrando a atmosfera das cidades, demonstrando a grande pesquisa da autora e respeito pela verossimilhança. Ainda aborda temas como depressão, racismo, uso de entorpecentes e consequências , boas e más, das escolhas de vidas dos personagens.
A autora não chamou a atenção, contudo, para o toque de realismo e a pesquisa que foram largamente utilizados na trama, e algumas referências só foram bem compreendidas porque o enredo despertou minha curiosidade, mas senti falta de uma nota de rodapé ou algo que pudesse complementar os temas abordados no enredo, como a questão da heterocromia (duas cores) nos olhos de Thalassa, e se a causa teria relação com o fato do acidente que ela sofreu ou se era genético. Ainda assim, isso não prejudica em nada a compreensão da história.
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Gostou de conhecer a obra de hoje? Leia e comente se já conhecia a obra; e até a próxima!
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