Caixinha de Morangos

Adoro morangos.Pequenas frutas vermelhas,nem muito doces,nem pouco..mas não azedas, ou mesmo amargas. Na medida certa.
Quando chega a época de morangos,eles estão maduros e tenros, e levar as caixinhas para casa,uma tentação.
Gosto de ir ao mercado e olhá-las ali,perfiladas,nas prateleiras frias,apenas esperando pela minha escolha.Qual delas levar?
Existem embalagens de todo tipo.Quase todas são de plástico,porém.As que nais gosto são aquelas de um verde translúcido,clarinho,que formam com o vermelho das frutas ,uma bela composição.E que me lembra as plantações de morango,que vi na televisão,com sacos plásticos pretos servindo de berço para as frutas maduras e quase de vez...
Aqui em minha região,Morango não vinga.Sim,já tentei,e certa vez vim para casa toda feliz com uma pequena mudinha,plantada num pedaço de bambu:comprei numa lojinha de produtos orgânicos.
Mas a mudinha, não produziu um fruto sequer,morreu .Desisti,e resolvi contentar-me mesmo com as prateleiras dos supermercados,e em ver as frutas ali,esperando pela minha decisão.
Quando chego em casa é que vem as dúvidas:o que fazer com o objeto do meu desejo,agora que ele me pertence?
O certo,recomendam,é que tirem as frutas de sua embalagem original,as lave bem para retirar qualquer suposto agrotóxico-é verdade,uma das frutas que dizem as más línguas(bem intencionadas?),que mais tem esse temível vilão:os agrotóxicos.Depois de lavadas e escorridas,colocá-las em um pote fechado,mantendo em ambiente frio.Certo?Pode ser...
Mas não é o que acontece.Arrumo todas as compras em seus devidos lugares  e deixo os morangos por último.Uso de uma vez,agora mesmo,aproveitando que já estou na cozinha?ou irei transformá-lo em musse,em torta,em pavê?
Nessas horas,uma das crianças chega e fulmina:quero comer com creme de leite!e açúcar!
Oh!Não,uma fruta tão bela,suculenta e apetitosa merece um destino menos lugar comum.E nego a tentação aos pequenos."É para depois.Vou fazer algo"Eles dão de ombros,mas não saem sem protestar.E com razão..
Porque minha decisão não é rápida,e todas as vezes que preciso abrir a porta do refrigerador,a consciência pesa:bem ao alcance dos meus olhos posso senti-los murchando,definhando ,antes de ser consumido,ao sabor das minhas não escolhas...Juro que agora não,ainda não,mas daqui a pouco farei uma sobremesa espetacular com eles,não os perderei, a caixa toda.Mais uma vez.
"Não sei porque você insiste em comprar Morangos!É para jogá-los fora?"
Engulo em seco  a espetadela.Não há como contestar.pego a caixa de morangos e decepcionada vejo que alguns já apresentam alguns pontinhos brancos...será fungo?Mais uma caixa perdida...Mas nem toda!Ainda triste,mas com alguma esperança,resolvo examiná-los um a um.Muitos são lixo,mas alguns resistiram bravamente e estão bem,ainda prontos para consumo.
O ditado alerta que "Uma maçã podre estraga todo a cesto".Serve para maçãs e pessoas...mas não para morangos,pelo menos não agora.Depois de examiná-los,percebo que um punhado resistiu,e estão ali,lavados,escorridos,como deveriam ter ficados assim que chegaram do mercado.Pois é.
Penso nisso,ao cortá-los,bem picadinhos,dividi-los em três pratos.E entregar para as crianças,com um pouco do creme de leite e um pouco de açúcar."Só isso?""Só" Sem outro jeito, eles saem reclamando, não sem antes despejar mais açúcar sobre os morangos-Para que?a doçura já é perfeita! mas a decisão já não é minha, porém... Nem a doçura. O sabor.O desejo...
Não,o desejo não,este é meu.Decido comprar uma nova caixa.E antes de fechar a porta,rumo ao mercado,anuncio,finalmente.Hoje teremos Torta de Morangos.E fecho a porta feliz. Decidida. O sabor não é doce....nem amargo,sequer azedo.O sabor é perfeito para mim.

Comentários

Postagens mais visitadas