Clássico da literatura Mundial -Albert de Ole Lund Kirkegaard




As adaptações das histórias de Ole Lund Kirkegaard são muito apreciadas na Dinamarca, onde várias gerações de crianças cresceram com a literatura infantil deste autor malfadado.
 Ele sempre teve personagens muito carismáticos com perfis de de anti-heróis, porque apesar de ser quase sempre criaturas aparentemente marginais, o fato de estrelar aventuras imaginativas ajudou a sua integração, reforçou o lado mais simpático e bem-humorado.
 Em animação 3D,  o longa de animação"Albert" é uma das  história da série de livros do menino Albert, lançada no mercado nórdico, com  muito sucesso.




Nosso protagonista responde ao protótipo da criança indisciplinada, cuja falta de jeito incurável une uma tendência a entrar em encrenca e provocar mil e um desastres em seu caminho.
Sua aparência diz tudo, com suas grandes lupas e uma psicologia identificável com o que hoje é diagnosticado como déficit de atenção ou hiperatividade.
Albert coloca todos os vizinhos contra ele quando sua moto colide com o monumento a um cidadão local ilustre, que era um capitão de balão de ar pioneiro.
 Sua reação será começar a expedição, prometendo retornar à sua cidade natal e se tornar um herói da navegação aerostática, depois de viajar pelo mundo.
Ele convence ... bom, esquece o que falei.! Albert realmente sequestra seu melhor amigo Egon de dentro do quarto onde o menino dormia, numa sequência bem engraçada até, levando o pobre Egon  para o interior de um barril de pescador com um odor tenebroso de peixe, rio abaixo....Para onde? Albert não tem nenhum outro plano em mente, a não ser achar um baloeiro.

Navegando pelo rio eles encontram três pessoas conversando na margem sobre um diamante. Um deles o convence a ajudar no "resgate" do diamante que, segundo o marginal, havia sido furtado e que estava sendo exposto ao público numa feira ali perto .
Egon quer ir à feira mas Albert promete ajudar primeiro o dono do diamante furtado. Ele parece não se dar conta daquilo que de fato acontece, e em sua ingenuidade, vai até a feira e se envolve em mil e uma peripécias para "resgatar" o diamante para o suposto dono.
Tudo ia relativamente bem até que os marginais sequestram Egon para obrigar Albert a pegar o diamante...
É nessa Feira que ele conhece uma jovem e ela os levam até a sua avó - a cigana- para que ela veja na Bola de cristal onde Egon está.

Albert é um personagem bastante complexo, não é bom nem tampouco ruim. Ele não acha que sequestrou o amigo, estava apenas tentando ajudar....Como sempre, aliás.
Muito inconsequente, com noções distorcidas de certo e errado, Albert  tem, na verdade, um coração bondoso, e é capaz de perdoar o menino que na cidade onde morava praticava bullying contra ele, assim como é capaz de, ao perceber seus erros,  lutar para reverter o mal feito.

Lançado um filme na versão com atores, o filme fez sucesso no exterior.




Assisti ao longa de animação Albert por acaso, no TNT ( canal por assinatura) mas, acreditem, não há no Brasil nenhuma versão legendada do filme , assim como não há o original traduzido.
 O que consegui apurar é que o longa de animação é de 2015.
Tudo que consegui para esta postagem  foi traduzido do Dinamarquês com auxílio do poderoso Google tradutor srsrsr.
Mas fiquei tão encantada com a história que não poderia deixar de fazer uma postagem a respeito.



                                                     Sobre o autor :

Ole Lund Kirkegaard (29 de julho de 1940, Aarhus - 24 de março de 1979) foi um escritor dinamarquês de literatura infantil e literatura juvenil e professor. Ele escreveu principalmente sobre a interação entre adulto e criança .
 O personagem principal de seus livros é geralmente um anti-herói . Em 1969 foi galardoado com o prémio de livro para crianças do Ministério da Cultura dinamarquês (Dinamarca) (Kulturministeriets Børnebogspris)

Kirkegaard cresceu em Skanderborg, ao sul de Aarhus e muitas de suas histórias foram inspiradas por suas próprias experiências de infância. Ele também ilustrou seus próprios livros.
 Numa noite fria de inverno, em 1979, Kirkegaard, a caminho de casa, caiu na neve e não conseguiu mais levantar-se, depois de ter bebido demais. Ele congelou até a morte no local, com apenas 38 anos de idade. A rua de Ole Lund Kirkegaards Stræde em Skanderborg, é uma homenagem ao escritor.

Os personagens principais são sempre meninos curiosos e inventivos que transformam o mundo dos adultos em sua cabeça com seu humor e imaginação. Ole Lund Kirkegaard é um dos cinco escritores que revolucionaram a literatura infantil dinamarquesa em 1967.



Existe versões do livro em espanhol, mas em valores proibitidos para os leitores em geral aqui no Brasil, custando algumas centenas de reais!
 Vale como curiosidade e, especialmente, como demonstração da importância do trabalho dos tradutores, para que  todos tenham acesso à  literatura mundial.

Afinal, não devem existir barreiras para  a boa literatura, não é mesmo?

Gostaram? Deixe seu comentário ! ❤

                                                              ❤  Até a próxima !❤




Comentários

  1. Nunca li nada da literatura dinamarquesa, mas conhecia o filme na versão com atores, mas nem de longe imaginava se tratar de um livro. Uma pena ainda não termos nada dublado ou mesmo legendado, pelo que falou a história parece ser encantadora. E ainda bem que temos o Google tradutor e eu adorei a sua postagem, me proporcionou um pouquinho da literatura mundial, parabéns.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, Michelle.

    Assim como o comentário anterior, nunca li nada da literatura dinamarquesa e também não conhecia o livro nem o filme. Gostei muito da premissa e quando disponível legendado por aqui, com certeza vou dar uma chance.

    Beijos,
    www.psamoleitura.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas