[Resenha] de Oceano de Amanda Leandro

 Estão preparados para fortes emoções? Então, venham conhecer a trama de Oceanos- um Conto de Amanda Leandro.


Nome do Livro: Oceano

Autora: Amanda Leandro

faixa etária: 10-14 anos

Link da Amazon:https://www.amazon.com.br/Oceano-Amanda-Leandro-ebook/dp/B087WZBNMS/ref=sr_1_2?dchild=1&qid=1600895191&refinements=p_27%3AAmanda+Leandro&s=digital-text&sr=1-2&text=Amanda+Leandro

Sinopse:meu nome é Oceano.Estou de fárias, e sem planos para o Verão.De tudo que pensei fazer, amizades novas não estavam na lista.Botas azuis,luvas lilases e galochas de girassóis.A praia com sua longa faixa de areia branca,as águas azuis e cristalinas me mostraram que o que para mim sempre foi normal é só o começo. Sou um Oceano cheio de segredos como minha mãe.

**Pode conter gatilhos emocionais**

❤❤❤❤

     Entrei em contato com esse livro por acaso,através de indicação de leitura infantojuvenil de um dos  grupos de leitura que participo. 

     E, por ser infantojuvenil, logo pensei em comprar o e-book para minha filha-adolescente dessa faixa etária. Porém, preocupei-me um pouco com o alerta de gatilhos emocionais e, como "mãe coruja assumida "🦉 que sou, resolvi ler antes para conhecer a história em si.

    Porém, logo percebi que meu receio era infundado. A história é linda e o tema é trabalhado com tal sutileza que não sentimos nenhuma dificuldade em estabelecer empatia com o jovem protagonista, criando verdadeira imersão na história,que nos cativa pela delicada singeleza, sem perder a profundidade do tema abordado.

   Por abordar uma doença mental, trago esse livro pára vocês especialmente nesse  Setembro Verde.

A pessoa com deficiência, seja a deficiência física ou mental,sempre lidou com a exclusão e o preconceito.

     Dia 21 de setembro foi oficializado em 2005 como o Dia Nacional de  Luta com as pessoas Deficiências. Esse dia foi escolhido pela entrada da primavera- uma renovação da esperança  das pessoas com deficiência.

    Muito lembrado pela deficiência como sendo algo físico, porém, há muitas doenças mentais, tais como a esquizofrenia, que são altamente incapacitantes e, por isso mesmo, consideradas uma deficiência.

     Além disso, muitas doenças mentais não são facilmente perceptíveis no rosto. É a tal " cara de nada" que alguns pacientes e seus parentes costumam dizer como sendo um motivo para o preconceito social. Por não poderem ser facilmente identificados como deficientes, alguns dessas pessoas convivem com os mais variados rótulos, tais como preguiçosos, desleixados,instáveis, não-confiáveis. Porém, mesmo tendo graves e permanentes quadros físicos e mentais, essas pessoas merecem respeito e , muitas vezes, podem ser socialmente colaborativas, inclusive atuando como trabalhadores e estudantes atuantes e produtivos, desde que tenham garantida acessibilidade e um ambiente livre de preconceitos.

     Oceano e sua mãe compartilham do mesmo quadro de doença mental. Oceano é criado pelo pai. O pai de Oceano e o avô tinham duas peixarias, mas depois que a mãe se foi, ficaram com apenas uma.

"Meu nome é Oceano, tenho doze anos. O nome da minha mãe significa “oceano”. Meu pai disse que tenho esse nome porque sou um oceano, como minha mãe era, profundo, bonito e cheio de segredos. Gostaria de ter conhecido minha mãe. As pessoas sempre falam dela com um misto de carinho e cautela. Como se fosse difícil de decifrá-la, o que é ruim, já que só a conheço pelos olhos deles.(...)"

       Os  sinais de que Oceano tem algum problema, tal como uma estranha mania de perseguição, são bastante sutis e tornaram-se mais evidentes conforme transcorreu a leitura e ao se aproximar do final do conto.

"Gasto um segundo a mais tendo certeza de que papai não está me espionando, nem os vizinhos. Só quando confirmo que estou realmente sozinho, volto a olhar a água cristalina.(...)".

É quando um fato novo surge. Uma das peixarias do seu pai, que estava fechada, aparece aberta e ele conhece a vendedora, que promete a Oceano a lhe ajudar a fazer Paella.

          Recomendo que essa leitura seja realizada pelo pré-adolescente junto com um leitor adulto que possa orientar o jovem nos assuntos que a trama desperta e aproveitar o momento para discutir sobre o preconceito que as pessoas com deficiência ainda sofrem.

           Por fim, O spin-off com a personagem Ayla já está disponível  e é perfeito para quem se encantou com a história.

           Segue o link do Spin-off de Oceanos, Girassol de Amanda Leandro.(Faixa etária de 15-18 anos): https://www.amazon.com.br/Girassol-Spin-off-Oceano-Amanda-Leandro-ebook/dp/B08J8DST7H/ref=sr_1_1?dchild=1&qid=1600903279&refinements=p_27%3AAmanda+Leandro&s=digital-text&sr=1-1&text=Amanda+Leandro

           Em breve trarei a resenha dele também aqui no Blog.Aguardem!

           Embora a faixa etária de Oceanos de Amanda Leandro seja indicada seja para pré-adolescentes, essa história pode e deve ser lida por adolescentes e adultos. Parabéns s a autora pela linda história!☺

❤❤❤❤

Gostaram dessa resenha especial para o Setembro Verde?

Michelle Louise Paranhos



      

  


Comentários

  1. Oi Michelle.
    Sua opinião está sendo uma surpresa para mim, pois não conhecia este livro e tudo indica que é uma leitura com carga emocional forte. Com certeza vou conferir essa história. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas