Material dourado - Jogo do "Nunca Dez".Brincando com a matemática


Confira neste link ,como aplicar de forma simples o Material Dourado,através de um jogo.**´¯`*♥¸¸*♥`*ESPAÇO APRENDENTE**´¯`*♥**´¯`*♥**: Material dourado - Jogo do "Nunca Dez"
Gosto de usar este método para explicar adição de forma lúdica para as crianças.
Na educação infantil,por exemplo,pode-se adicionar utilizando apenas as colunas referentes a unidades,preservando adições que  atinjam o somatório de dez unidades, com intuito de introduzir o conceito de unidades e de adição, muito embora alguns alunos,especialmente os de pré escolar II ou III,já consigam fazer contas com utilização das dezenas,e muitas vezes alcancem também o entendimento da grafia correta de tais números,podendo assim se ensinar a família numérica do 10,20...
O material dourado facilita sobremaneira o entendimento de crianças especiais,que possuem uma especial dificuldade de abstração com os números,ajudando assim que percebam o conceito de quantidade,adição,subtração e divisão,permitindo que assimilem tais conteúdos concretamente,enquanto se trabalha a grafia dos números correspondentes.
Pode-se confeccionar este material com variados recursos,como madeira,cartolina,palitos de sorvetes coloridos e mesmo fazendo com a utilização de giz colorido no quadro ou no chão da sala de aula.
A confecção do material dourado individual pode constituir uma atividade pedagógica divertida,em que a criança pode utilizar a ideia original e aproveitar material reciclado para confeccionar um material dourado exclusivo,preservando sempre,porém a ideia central do método.Assim pode-se adaptar tampinhas de garrafa Pet,por exemplo,e colar em cada uma,um  círculo com cor correspondente,seguindo a ordem do método.Por exemplo:círculos coloridos de azul: unidades(10 tampinhas),Círculos verdes(100 tampinhas) e assim por diante.Desta forma pode-se adaptar este método em escolas que não possuam o material,ou mesmo propiciar que cada aluno possua seu próprio material,com a forma de seu interesse.
Um excelente recurso disponível,resgatado da teoria Montessoriana,para tornar a aquisição de conceitos matemáticos  uma fonte de prazer e descoberta,podendo ser   adaptado para utilização em  qualquer condição socioeconômica educacional.

Comentários

Postagens mais visitadas